Ansiedade: saiba como a psicoterapia pode ajudar - Sinopsys Editora

0
Ansiedade: saiba como a psicoterapia pode ajudar

Ansiedade: saiba como a psicoterapia pode ajudar

14 de Junho de 2021

A ansiedade é um sentimento normal na vida das pessoas e considerada saudável até certo ponto. No entanto, quando se apresenta de forma desproporcional, passa a ser patológica. Nesse caso, saiba como a psicoterapia pode ajudar.

O objetivo da psicoterapia não é apenas suprimir a ansiedade, mas, sim, auxiliar o paciente a ter controle sobre os sintomas e a transformar seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesmo e com o mundo diante de situações estressantes.

A psicoterapia não tem o poder de tornar os eventos da vida menos desafiadores, mas pode capacitar a pessoa para enfrentar momentos críticos de uma forma mais leve e assertiva.

AUTOCONHECIMENTO

Na maioria das vezes, o indivíduo não consegue avaliar a própria ansiedade sozinho, mas, com o auxílio do terapeuta, aumenta seu autoconhecimento e compreende as raízes e os desdobramentos do problema.

Portanto a psicoterapia pode ajudar o paciente a reconhecer as emoções e os comportamentos que vêm dificultando sua vida, perceber o que alimenta sua ansiedade e identificar as possíveis causas.

Entender como funciona o mecanismo de ansiedade e o que ocorre com o corpo e a mente no momento ansioso aumenta a sensação de segurança. Ao mesmo tempo, minimiza pensamentos catastróficos desencadeados pela incerteza do que acontecerá em seguida.

Além disso, conseguir perceber o que alimenta a ansiedade e identificar suas possíveis causas possibilita que o paciente ressignifique, ou seja, olhe de uma forma diferente para os elementos que sua psique interpreta como algo apavorante.

Reconhecer essas emoções e dar um significado mais realista e racional a elas podem mudar a atitude do indivíduo diante dos comportamentos prejudiciais.

TÉCNICAS


A psicoterapia pode ajudar ainda por meio das técnicas de controle. É papel do terapeuta ensinar ao paciente estratégias que auxiliam a controlar a ansiedade. Uma delas é a metacognição, que consiste em refletir sobre os próprios pensamentos. Técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática, também são eficientes.

Outra forma de a psicoterapia ajudar no combate à ansiedade é encorajando o paciente a utilizar um novo repertório de ações de enfrentamento, mais eficazes e adaptativas, se as usuais utilizadas ao longo da vida não surtem os resultados esperados.

Também cabe ao terapeuta incentivar o enfrentamento das situações que causam ansiedade. Afinal, o afastamento das situações consideradas difíceis priva o indivíduo de coisas que ele gostaria de fazer e prejudica sua autoestima.

A sensação de conseguir enfrentar aquilo que por tanto tempo foi temido é libertadora, traz bem-estar, autoconfiança e qualidade de vida.

LEITURA INDISPENSÁVEL


O livro `O que você precisa saber sobre TAG e tem medo de perguntar’, lançado este ano pela Sinopsys Editora, é leitura indispensável para quem quer saber detalhes sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada.


De autoria da psicóloga brasileira Francine Guimarães Gonçalves, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, mestra em Ciências Médicas e doutoranda em Ciências do Comportamento e Psiquiatria, a obra tem uma linguagem acessível a todos que têm interesse no assunto.

Faz parte da coleção `O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas.

O conteúdo aborda a caracterização da ansiedade, sintomas, consequências, ferramentas de manejo e possibilidades de tratamento. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população.
Outras do Blog

Tags

Ansiedade, Ansiedade Saudável, Ansiedade Patológica, Transtornos de Ansiedade, Transtorno de Ansiedade Generalizada, TAG

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69