Aproximadamente um terço das crianças com autismo também tem TDAH.
08 de Outubro de 2013
Estudo sobre comorbidade entre autismo e TDAH observou que, em crianças com idade pré-escolar, de 4 a 8 anos, um terço das crianças com autismo também apresentava sintomas significativos de TDAH. Outro resultado do estudo foi que as crianças com esta comorbidade apareceram como mais prejudicadas em fatores cognitivos, sociais e funcionamento adaptativo do que aquelas apenas autistas.
O estudo aborda uma idade na qual geralmente não são diagnosticados sintomas de TDAH, ou até mesmo o transtorno. Esse fato é importante para que sejam feitas intervenções preventivas e mais eficientes.
Os pesquisadores constataram que as crianças com essa comorbidade tinham mais dificuldade nas situações do dia a dia, bem como em medidas sociais e cognitivas. Elas apresentaram ainda maior chance de atraso cognitivo, comportamentos estereotipados e comportamentos repetitivos. Os dados apontam que estas crianças deveriam receber uma intervenção diferente daquelas com apenas autismo.
As autoras reconhecem que ainda são necessários novos estudos para que esse fenômeno seja compreendido de forma mais abrangente. Entretanto, a pesquisa abre as portas para que seja compreendido como o TDAH pode funcionar nas crianças com autismo, bem como conhecer a estabilidade dos sintomas e os pontos onde as intervenções podem ser bem-sucedidas.
FONTE: Kennedy Krieger Institute (2013, June 5). Nearly one-third of children with autism also have ADHD. Science Daily. Retrieved June 10, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/06/130605103952.htm