As crianças entendem vozes familiares melhor do que vozes de estranhos? - Sinopsys Editora

0

As crianças entendem vozes familiares melhor do que vozes de estranhos?

21 de Janeiro de 2015

Vozes familiares podem melhorar o processamento da língua falada entre as crianças em idade escolar, de acordo com um estudo realizado pela Escola Steinhardt da Universidade de Nova York. No entanto, a vantagem de ouvir uma voz familiar só ajuda as crianças para processar e entender as palavras que elas já conhecem bem, e não palavras novas que não estão em seus vocabulários.


Poucas pesquisas foram feitas em crianças para ver como são os processos de vozes desconhecidas e de vozes familiares. As crianças ainda estão adquirindo a linguagem e suas habilidades são menos afinadas do que os adultos, mas elas são mais prejudicadas por ruído de fundo. Se as crianças também têm uma vantagem ao ouvir vozes familiares, é possível que a melhoria no processamento da linguagem poderia liberar recursos cognitivos para outras tarefas.


A pesquisa investigou se a vantagem do locutor familiarizado é encontrada em crianças de 7 a 12 anos. Participaram do estudo 41 crianças. O primeiro passo foi ouvir uma série de palavras e repeti-las para dar aos pesquisadores uma linha de base para a precisão com que cada criança identificou as palavras.


As crianças passaram cinco dias aprendendo as vozes de três alto-falantes bilíngues alemão-inglês, representados por personagens de desenhos animados em um programa de computador. Os personagens falavam uma série de palavras isoladas, e as crianças aprenderam a identificar os personagens por suas vozes.


Logo após, as crianças fizeram a tarefa em que ouviam as palavras ditas por seis alto-falantes bilíngues alemão-inglês, e foram solicitadas a repetir as palavras. Três dos seis alto-falantes eram as vozes dos personagens que já tinham aprendido. Metade das palavras usadas na tarefa foi comum e que provavelmente as crianças saberiam usar (como "gato", "livro" e abraço"), e metade era menos familiar ou até mesmo desconhecida (como "detestam", "sálvia", e "vácuo").


O estudo revelou que as crianças puderam repetir com mais precisão as palavras ditas por vozes familiares, demonstrando o seu processamento da língua falada melhorado com alto-falantes familiares. No entanto, essa melhora foi limitada às palavras que as crianças conheciam, e a familiaridade não era útil para palavras que não conheciam.


Crianças com o pior desempenho no teste básico mostraram o maior benefício de ouvir oradores familiares. As descobertas podem ter implicações para as crianças que aprendem em ambientes com ruído de fundo.


"Adultos e crianças podem processar linguagem muito bem em ambientes silenciosos ou com fones de ouvido. Mas a maior parte da vida, incluindo a aprendizagem em sala de aula, isso acontece em ambientes que não estão em silêncio", diz Susannah Levi, professora assistente de ciências da comunicação e desordens na Escola Steinhardt da Universidade de Nova York, autora do estudo. "Uma das vantagens é que, quando há ruído de fundo e as crianças estão ouvindo uma voz familiar, como de um professor, as crianças usam a familiaridade a seu favor."


FONTE:New York University. (2014, October 6). Children understand familiar voices better than those of strangers. ScienceDaily. Retrieved October 14, 2014 from 

http://www.sciencedaily.com/releases/2014/10/141006132958.htm

Outras do Blog

Tags

Crianças, Famílias, Entendimentos, Vozes, Desconhecidos, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69