Atividade física melhora o desempenho escolar?
22 de Janeiro de 2015
Apenas duas horas de atividade física extra a cada semana podem melhorar o desempenho escolar. Isso foi demonstrado por um estudo com aproximadamente 2.000 crianças de 12 anos realizado por cientistas da Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Os cientistas testaram a hipótese de que o aumento da atividade física estimula o aprendizado e melhora o desempenho escolar. No estudo, publicado no periódico científico "Journal of School Health", 408 crianças de 12 anos na região de Gotemburgo foram proporcionadas a passar por duas horas de atividades lúdicas e de movimento extras por semana, em colaboração com um clube desportivo local. Era cerca de duas vezes a quantidade normal de atividade física curricular. Os resultados foram comparados com grupos controle em três escolas que não receberam a atividade física extra.
Os resultados são claros, de acordo com os cientistas. Uma proporção maior de alunos na escola em que foi feita a intervenção alcançou as metas nacionais de aprendizagem em todas as disciplinas examinadas - Sueco, Inglês e Matemática -, em comparação com os grupos de controle.
"Os resultados do presente estudo estão de acordo com outros estudos realizados em animais e seres humanos que demonstram vínculos entre a atividade física e cognição. Já foi encontrada uma forte correlação entre a aptidão cardiovascular, QI e resiliência do cérebro em adultos jovens. Demonstrar uma ligação entre atividade física e desempenho escolar em crianças pequenas e adicionar a esta linha de investigação é de grande proveito", diz o professor Michael Nilsson, coautor da pesquisa. "Está sendo discutido se a educação física na escola tomaria mais tempo de assuntos acadêmicos, e desta forma enfraqueceria o desempenho escolar. Nosso estudo mostra que o oposto pode ser o caso", comenta o cientista e neurologista Thomas Linden, também integrante da equipe de pesquisa.