Bom humor leva a um comportamento sexual mais seguro em homens homossexuais. - Sinopsys Editora

0

Bom humor leva a um comportamento sexual mais seguro em homens homossexuais.

12 de Março de 2014

Está tendo uma boa semana? Ela pode levar a escolhas mais saudáveis. Se você é um homem com HIV, você pode ser mais propenso a usar um preservativo durante o sexo. Em um novo estudo, pesquisadores da Escola Mailman de Saúde Pública, da Universidade de Columbia, relatam que os homens soropositivos cujo humor melhorou em uma semana foram mais propensos a ter sexo seguro do que em uma semana normal. Na semana em que o humor era pior do que o habitual, eles eram mais propensos a ter relações sexuais desprotegidas.

Os pesquisadores da Escola Mailman são os primeiros a olhar para risco sexual no que se refere a mudanças no humor, ao invés de nível geral de depressão. Durante mais de seis semanas, 106 homens soropositivos sexualmente ativos, que fazem sexo com homens e que vivem em Nova York completaram pesquisas semanais que perguntaram sobre o seu comportamento sexual, depressão e bem-estar durante a semana anterior. No geral, 66% dos participantes do estudo relataram ter feito sexo desprotegido nos dois meses anteriores; 81% tinham múltiplos parceiros.

Três quartos dos participantes do estudo eram negros e latinos, um grupo desproporcionalmente afetado pelo HIV. De acordo com o Center for Disease Control, um quarto de todas as novas infecções por HIV no país são em homens negros e latinos, e 45% em Nova York. Enquanto a taxa de novas infecções pelo HIV atingiu o patamar geral, para os homens negros e latinos que têm relações sexuais com homens, infecções pelo HIV estão em ascensão.

Os pesquisadores descobriram que os homens entrevistados que relataram um aumento no seu bem-estar em uma semana foram mais propensos a ter sexo seguro (66%), em comparação com uma semana normal (46%). O inverso também era verdade: aqueles que relataram níveis mais elevados do que o usual de depressão eram mais propensos a se envolver em comportamentos de risco (69%).

Estudos anteriores descobriram que a depressão e bem-estar emocional tiveram pouco efeito sobre comportamentos sexuais de risco, podendo até ter um risco reduzido (uma explicação era que a depressão minou energia para a tomada de risco sexual). O novo estudo sugere que as mudanças no clima importam mais do que o estado emocional típico. "Todos nós temos dias ruins e dias bons e semanas ruins e boas. Assim é a vida. Mas acontece que a forma como o humor pode mudar pode ser um grande fator para influenciar o uso do preservativo", diz o Dr. Patrick A. Wilson, principal autor do estudo.

Outra pergunta sem resposta: Como exatamente humores levar a escolhas saudáveis ou não? Segundo Wilson, "eles podem pensar em semanas ruins `eu não tenho muita vida para viver, de qualquer maneira. Eu tenho que lidar com encontrar comida hoje, ou um lugar para ficar. HIV é a menor das minhas preocupações’ ". O coautor Gertraud Stadler, pesquisador associado em Ciências associado na Escola Mailman, acrescenta: "Ou talvez eles não tenham o poder de negociar o sexo seguro para si mesmos. Quando você está deprimido você é menos capaz de se levantar por si mesmo."

FONTE: Columbia University’s Mailman School of Public Health. (2014, February 4). Happy people, safer sex: Good moods lead to safer sexual behavior in gay men. Science Daily. Retrieved February 6, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140204102052.htm

Outras do Blog

Tags

Humor, Comportamento sexual, Homens homossexuais

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69