Bullying é associado a comportamentos autoagressivos. - Sinopsys Editora
0

Bullying é associado a comportamentos autoagressivos.

20 de Novembro de 2013

Estudo realizado pelas universidades de Warwik e Bristol confirmou que as crianças que foram vítimas de bullying na infância podem ter passado por tanto estresse que isso aumentou significativamente o risco de comportamentos autoagressivos.

A amostra de quase cinco mil participantes foi entrevistada durante os anos 90, com idade entre sete e dez anos, a respeito da participação no processo de bullying. Posteriormente, quando os participantes estavam com quinze e dezesseis anos, foram questionados se em algum momento haviam tido comportamentos autoagressivos. Comportamentos autoagressivos podem ter a intenção de aliar um sofrimento psíquico e, em casos extremos, intenção de cometer suicídio.

Entre os os adolescentes de 16-17 anos, 16,5% relataram ter cometido algum tipo de autoagressão no último ano. Desses, 29% relataram ter esses comportamentos porque queriam morrer. Aquelas pessoas que relataram ser vítimas de bullying por alguns anos na escola apresentaram quase 5 vezes mais chance de ter comportamentos autoagressivos na adolescência.

Dieter Wolke, autor do estudo, afirma: "Os resultados deste estudo comprovam que o mito de que o bullying é um ritual de passagem e inofensivo está errado… Se nós fôssemos capazes de eliminar o bullying poderíamos diminuir em até 20% o risco de autoagressões no futuro."

O estudo também demonstrou que as meninas possuem maior chance de desenvolver estratégias de autoagressão, bem como mais sintomas depressivos. "Embora o bullying esteja ligado à depressão, muitos adolescentes com comportamentos autoagressivos da nossa amostra não apresentavam sintomas depressivos. Devido a isso, é importante que quando uma criança ou adolescente apresentar comportamento autoagressivo ou indicadores de sintomas não específicos, como dores de cabeça, dor de estômago e resistência de ir à escola, que seja investigada a possibilidade de que esta criança seja vítima de bullying", afirmou Dieter.

University of Warwick (2013, May 28). Childhood bullying increases the propensity to self-harm during adolescence, study finds. ScienceDaily. Retrieved June 6, 2013, from http://www.sciencedaily.com­/releases/2013/05/130528092120.htm

Outras do Blog

Tags

Bullying, Comportamentos Auto-agressivos, Vítimas de bullying,Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?