Cérebro pode ser treinado para regular emoções negativas. - Sinopsys Editora
0

Cérebro pode ser treinado para regular emoções negativas

11 de Abril de 2016

Uma tarefa simples em um computador pode mudar a fiação do cérebro para regular as reações emocionais, de acordo com um estudo recente publicado no NeuroImage pela Universidade Ben-Gurion do Negev (BGU).

"Estes resultados são os primeiros a demonstrar que o treinamento não emocional que melhora a capacidade de ignorar informações irrelevantes pode resultar em reações cerebrais reduzidas para eventos emocionais e alterar as conexões do cérebro", diz a Dra. Noga Cohen. Cohen conduziu o estudo como parte da pesquisa de seu doutorado no Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva, sob a supervisão do professor Avishai Henik do Departamento de Psicologia. "Essas mudanças foram acompanhadas por conexões neurais reforçadas entre regiões do cérebro envolvidas na inibição de reações emocionais."

Os pesquisadores esperam examinar o impacto deste treinamento não emocional em indivíduos que estão deprimidos ou ansiosos. Ele também pode ser útil para aqueles com alto risco de ter picos de pressão arterial como resposta a informações emocionais.

"Tais descobertas têm, potencialmente, implicações clínicas importantes para uma grande percentagem da população", explicam os pesquisadores. "Este treinamento cognitivo pode ser facilmente utilizado com diferentes populações, tais como crianças, idosos e pessoas com distúrbios neurológicos ou psiquiátricos."

No estudo, os cérebros de 26 voluntários saudáveis ​​foram monitorados antes e depois de várias sessões de exercícios no computador, usando ressonância magnética funcional (fMRI). Durante o treino, os participantes precisavam identificar se uma seta apontava para a direita ou para a esquerda, enquanto ignoravam outras posições. Os pesquisadores conduziram um "descanso de estado fMRI" para avaliar as conexões entre regiões do cérebro durante uma tarefa não específica e, mais tarde, durante uma tarefa de reatividade emocional em que eles tinham que ignorar imagens negativas utilizadas para estudar a emoção.

Como esperado, os participantes que completaram a versão mais intensa do treinamento (mas não os outros participantes) mostraram ativação reduzida em suas amígdalas (região do cérebro envolvida em emoções negativas, incluindo tristeza e ansiedade). "Além disso, o treinamento intenso resultou em maior conectividade entre a amígdala dos participantes e uma região no córtex frontal que tem envolvimento na regulação da emoção", disse a Dra. Cohen, que colaborou com a Dra. Hadas Okon-Singer, da Universidade de Haifa e do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro da Alemanha.

"É nossa esperança que o trabalho atual leve a mais testes e, potencialmente, ao desenvolvimento de intervenção eficaz para os indivíduos que sofrem de comportamento emocional mal-adaptativo", diz a Dra. Cohen. "Apesar de reconhecer as limitações desse estudo, que foi baseado em um número relativamente pequeno de participantes saudáveis ​​e incidiu sobre os efeitos de curto prazo da formação, isso pode revelar-se eficaz para os indivíduos que sofrem de desregulação emocional."

Um estudo anterior conduzido por esses autores já mostrou que treinamento similar pode reduzir a tendência de um indivíduo a ficar submerso em um ciclo repetitivo de pensamentos sobre eventos negativos da vida.

Fonte da história: American Associates, Ben-Gurion University of the Negev. "Brain can be trained to regulate negative emotions, study shows." ScienceDaily. ScienceDaily, 5 January 2016. <www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160105101713.htm>.

Outras do Blog

Tags

Regulação emocional, Depressão, Ansiedade, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?