Cientistas descobrem como pensamos em nossas memórias de maneira mais rápida. - Sinopsys Editora
0

Cientistas descobrem como pensamos em nossas memórias de maneira mais rápida

10 de Junho de 2016


Cientistas da Universidade do Texas, em Austin, descobriram um mecanismo que pode explicar como o cérebro pode recuperar quase tudo o que aconteceu em uma tarde recente - ou fazer um plano de como passar uma próxima tarde - em uma fração do tempo muito menor do que a necessária para reviver toda a experiência.

O avanço na compreensão, uma função até então desconhecida no cérebro, tem implicações para a investigação sobre a esquizofrenia, transtornos do espectro do autismo, doença de Alzheimer e outras doenças em que as experiências reais e aqueles que só existem na mente podem ficar distorcidos.

O mecanismo descoberto recentemente, comprime as informações necessárias para a recuperação de memórias, imaginação ou planejamento e os codifica em uma frequência de ondas cerebrais que é separado do utilizado para a gravação de experiências em tempo real.

As células cerebrais compartilham diferentes tipos de informações umas com as outras usando uma variedade de diferentes ondas cerebrais, análogas às estações de rádio em frequências diferentes. Laura Colgin, professora assistente de neurociência, Chenguang Zheng, pesquisadora de pós-doutorado, e seus colegas descobriram que uma dessas frequências nos permite reproduzir memórias - ou prever atividades futuras - em avanço rápido.

"A razão pela qual nós estamos animados sobre isso é que nós pensamos que este mecanismo pode ajudar a explicar como você pode imaginar uma sequência de eventos que você está prestes a fazer de uma forma comprimida de tempo"diz Colgin. "Você pode planejar os eventos e pensar sobre as sequências de ações que você vai fazer. E tudo isso acontece em uma escala de tempo mais rápida quando você está imaginando do que quando você realmente está fazendo essas coisas."

No cérebro, ritmos gama codificam memórias sobre as coisas que estão acontecendo agora; estas ondas vêm rapidamente uma após a outra com o cérebro processando informações de alta resolução em tempo real. Os cientistas descobriram que os ritmos lentos gama - usados para recuperar as memórias do passado, bem como imaginar e planejar o futuro - armazenam mais informações em suas ondas mais longas, contribuindo para o efeito fast-forward, como a mente processa muitos pontos de dados com cada onda.

A compressão mental acaba por ser semelhante ao que acontece em um computador quando você compacta um arquivo. Assim como a compressão digital, quando você reproduzir uma memória mental ou imaginar uma futura sequência de eventos, esses pensamentos terão menos da riqueza de detalhes encontrados no material de origem. A descoberta tem implicações para a medicina, bem como para a justiça penal e outras áreas onde a confiabilidade da memória pode estar em voga.

Colgin observa que a investigação poderia também explicar por que as pessoas como esquizofrenia que estão experimentando ritmos gama interrompidos têm dificuldade em distinguir experiências imaginárias e reais.

"Talvez eles estejam transmitindo seus próprios pensamentos imaginados na frequência errada, ou normalmente reservadas para as coisas que estão realmente acontecendo" diz Colgin. "Isso poderia ter consequências terríveis."

Em seguida, os pesquisadores planejam usar animais com distúrbios neurológicos semelhantes às desordens do espectro autista e doença de Alzheimer em humanos para melhor compreender o papel que este mecanismo utiliza e explorar maneiras de combatê-lo.
Referência: University of Texas at Austin. "Scientists discover how we play memories in fast forward." ScienceDaily. ScienceDaily, 13 January 2016. <www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160113172347.htm>.
Outras do Blog

Tags

Transtornos do espectro do autismo, Esquizofrenia, Células cerebrais, Recuperação de memórias, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?