Cinematerapia: processo de luto na infância
04 de Janeiro de 2023
Diante de uma situação de luto na infância, a cinematerapia ou uso de filmes como recursos terapêuticos tem se mostrado eficaz no setting terapêutico dos profissionais adeptos da terapia cognitivo-comportamental (TCC).
A TCC infantil se utiliza de técnicas mais concretas, simples e criativas no intuito de ser mais atraente. É por meio do lúdico que o terapeuta facilita o estabelecimento do vínculo e o acesso às cognições dos pequenos.
Nesse contexto, os filmes são considerados atividades lúdicas e há uma série de opções cinematográficas que abordam o tema luto, entre elas, Operação Big Hero.
Trata-se de uma história emocionante repleta de reviravoltas e superação. Nela, o processo de luto é encarado de maneira clara e direta, sendo retratadas questões eventuais de morte (enterro) e o sofrimento emocional posterior.
Esse filme também fornece o complemento que precisa para superação por meio da rede de apoio, que é sempre necessária.
PSICOEDUCAÇÃO
Durante o tratamento psicoterapêutico por meio da cinematerapia, a psicoeducação sustenta a ideia de que o paciente pode aprender novas habilidades capazes de promover mudanças.
Visa munir a criança e a família de informações acerca da morte, das fases do luto e sobre as alterações cognitivas, fisiológicas e comportamentais consideradas comuns nesse período.
Já a regulação emocional é trabalhada como uma competência do indivíduo para tomar consciência, identificar, tolerar e responder de forma efetiva à intensidade emocional decorrente de situações vivenciadas ou de seus pensamentos.
REDE DE APOIO
No que diz respeito à rede de apoio, lidar com o luto em família, compartilhando a dor, é uma forma eficiente de fortalecer os laços entre os que ficaram e de acelerar o processo de superação e recuperação.
Por sua vez, a distração consiste na mudança de foco de atenção para outras situações que podem ser agradáveis e muitas vezes encontram-se disponíveis no próprio ambiente.
Nesse caso, pode ser a ativação de algum projeto desativado ou iniciar um novo junto com familiares ou amigos, algo inovador, que necessite de tempo e que seja divertido, como uma forma de distração.
LIVRO
O livro “Luz, câmera e ação: filmes na prática clínica infantil”, de autoria da psicóloga Vanina Cartaxo e colaboradores, é um recurso de intervenção ou estratégia complementar no processo terapêutico infantil.
Publicada pela Sinopsys Editora, a obra traz experiências de profissionais comprometidos com a infância e adolescência que, por meio de filmes, oferecem a outros profissionais uma base teórica aliada à instrução de uma proposta lúdica com todo o guia para execução de filmes na prática clínica.
Focadas na TCC, as temáticas apresentadas são: regulação emocional, luto, ansiedade, depressão, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, treinamento de pais, famílias reconstituídas, estereótipos e preconceito, habilidades sociais, psicologia escolar, bullying, psicologia positiva, resiliência, valores e esquemas.