Como prever quem vai sofrer mais com estresse. - Sinopsys Editora
0

Como prever quem vai sofrer mais com estresse.

15 de Janeiro de 2015

Mais de 23% dos canadenses afirmam estar estressados na maioria dos dias. Enquanto o estresse crônico aumenta o risco de falta de saúde física e mental, nem todos são afetados da mesma maneira. Alguns lidam bem, mas para os outros o estresse crônico pode ser prejudicial.

Felizmente, uma nova pesquisa da Universidade de Concordia encontrou uma maneira de identificar aqueles que são mais suscetíveis ao estresse. Isso é uma grande ajuda para os profissionais de saúde que trabalham para impedir o estresse antes que saia de controle.

A prova está no pulso:

Em um artigo publicado recentemente na revista Estresse, o professor de psicologia de Concordia Jean-Philippe Gouin observou 76 estudantes universitários durante os períodos de menor estresse no início do semestre e maior estresse durante o período de provas avaliativas. Ele descobriu que, apesar de todos os alunos passarem por dificuldades semelhantes durante a fase final, apenas alguns deles desenvolvem um sofrimento significativo.

Com a ajuda da colega da Universidade de Concordia Sonya Deschênes e de Michel Dugas, da Université du Québec en Outaouais, Gouin registrou a variabilidade da frequência cardíaca dos participantes enquanto eles estavam descansando e enquanto eles estavam pensando em coisas que eles tendem a se preocupar mais. Eles também acompanharam o humor dos participantes em um momento de baixa tensão no início do semestre e em um momento de alta tensão antes das provas.

A pesquisa descobriu que aqueles que exibiram um batimento cardíaco menos variável quando começaram a se preocupar eram mais propensos a ser altamente estressados, mais tarde, quando confrontados com as provas finais. Gouin, que comanda um Grupo de Pesquisa em Estresse Crônico e Saúde no Canadá, explica: "Em repouso, um batimento cardíaco mais variável é uma coisa boa. Isso mostra que o sistema nervoso parassimpático está trabalhando a pleno. Esse é o sistema que é responsável pelo `descanso e digestão’, o oposto de `luta ou fuga’. A fase de repouso o coloca em um estado de calma que lhe permite repor e conservar suas energias."

Ameaça real ou preocupação equivocada?

"Quando você está diante de uma ameaça real em sua vida, um batimento cardíaco regular ajuda-o a lidar com a situação. Se você encontrar um leão na selva, você quer que seu batimento cardíaco fique em níveis elevados e consistentes para que você possa fugir o mais rápido que puder", diz Gouin. "Mas se o seu corpo mostra a mesma reação quando você se preocupar com algo que pode ou não acontecer - como ir mal em uma prova - então você pode ser mais suscetível ao estresse."

"Ao identificar na população geral aqueles que são mais vulneráveis ​​ao estresse, podemos intervir antes que eles atinjam um nível mais extremo - e esperamos prevenir as consequências negativas do estresse. É por isso que é importante ter uma ferramenta de diagnóstico objetivo como esta."

FONTE: Concordia University. (2014, September 30). How to predict who will suffer the most from stress. ScienceDaily. Retrieved October 1, 2014 from 
Outras do Blog

Tags

Estresse, Sofrer, Prever, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?