Conheça o programa da DBT para tratamento do comer emocional - Sinopsys Editora
0
Conheça o programa da DBT para tratamento do comer emocional

Conheça o programa da DBT para tratamento do comer emocional

23 de Setembro de 2021


Desde seus primórdios, a DBT (Dialectical Behavior Therapy), também conhecida como Terapia Comportamental Dialética, se mostra como a abordagem terapêutica mais efetiva para o tratamento de pacientes com Transtorno da Personalidade Borderline (TPB). Contudo, atualmente, sua eficácia é comprovada no tratamento de uma série de outros transtornos, entre eles, os que envolvem o comer emocional.


Sabe-se que a relação das pessoas com a comida é complexa, e o conceito do comer emocional refere-se a um comer como resposta não a um estímulo de fome, mas a um gatilho emocional. Gatilho esse que não precisa ser negativo, como tristeza, raiva ou tédio, mas pode ser disparado inclusive por emoções positivas, como alegria ou excitação.


Teorias sobre o comer emocional também apontam que a busca pela comida na ausência da fome fisiológica ocorre como premiação ou conforto, para aliviar uma dor emocional ou estresse, para escapar da realidade e até como uma forma de autopunição.


A tentativa de buscar alívio para emoções difíceis e/ou a substituição delas por alguma forma de prazer está na base da relação alterada com a comida, que pode acarretar inclusive sentimentos de arrependimento ou culpa.



ALERTA


Portanto a relação com a comida marcada predominantemente pelo comer emocional deve servir de alerta, pois é quando podem aparecer exageros alimentares, restrições, dietas rígidas e autoimpostas, fobias alimentares, entre outras manifestações.


Observa-se na literatura que a influência do comer emocional tem sido investigada nos quadros de todo espectro alimentar, incluindo os diversos transtornos alimentares, a Síndrome do Comer Noturno e a obesidade.


Correlações entre o comer emocional com quadros de ansiedade, depressão e de impulsividade também têm sido avaliadas. Alguns estudos ainda sugerem uma relação bidirecional entre depressão e obesidade.



INTERVENÇÕES


Intervenções focadas exclusivamente no comportamento alimentar expresso se mostram insuficientes e simplistas para o tratamento do comer emocional. Aquelas que consideram as questões emocionais adjacentes ao comportamento como parte da equação tendem a ser mais bem-sucedidas.


Nesse contexto, a DBT adaptada ao comer emocional é focada na regulação emocional desses pacientes, pois comer compulsivamente e ter métodos compensatórios são a forma inadequada que eles têm para regular, aliviar, modificar e/ou se esquivar de suas emoções.


A proposta da Terapia Comportamental Dialética é ensinar um conjunto de habilidades práticas e funcionais para que os indivíduos possam variar no comportamento de alívio de suas tensões/emoções, sem precisar recorrer a comportamentos autodestrutivos, e construir uma relação saudável com a comida e uma vida que valha a pena ser vivida.


As habilidades mindfulness (atenção plena) ensinadas na DBT envolvem a adoção por parte do paciente de uma postura não julgadora relacionada ao seu peso/corpo; não se contaminar e/ou ruminar pensamentos para perda de peso e/ou comer compulsivo; desenvolver autocompaixão relacionada ao corpo/peso; tirar o foco de atenção destinado à comida; observar os sinais de fome e os de saciedade ao comer.



MINDFUL EATING


Por sua vez, as habilidades de mindful eating (comer com atenção plena) envolvem manter o foco de atenção ao comer, para reduzir o comer excessivo, o comer desatento e o comer emocional; aumentar a conexão com os mecanismos de fome e saciedade; desenvolver uma postura não julgadora relacionada a alimentos, para evitar qualquer tipo de restrição; resgatar o controle ao comer, para não se esquivar de alimentos ditos perigosos, como doces e gorduras.


Já as habilidades de regulação emocional da DBT incluem não se contaminar pela fome emocional; conseguir regular as emoções sem ser através da compulsão ou de vômitos; conseguir expressar suas emoções; conseguir modificar as emoções; desenvolver emoções positivas.


E as habilidades de tolerância ao estresse englobam tolerar emoções avassaladoras sem se engajar em métodos compensatórios; aceitar as emoções sem julgamentos; melhorar o momento; tranquilizar os cinco sentidos para variar o alívio; distrair a fissura/vontade de ter compulsão e/ou vomitar.



Tratando trauma com a terapia comportamental dialética: protocolo de exposição prolongada em DBT



Outras do Blog

Tags

Terapia Comportamental Dialética, DBT, TPB, Transtornos alimentares, mindful eating, gatilhos.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?