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Vergonha na infância: é preciso compreender para enfrentar

Vergonha na infância: é preciso compreender para enfrentar

14 de Maio de 2025

A emoção vergonha é uma experiência interna e, simultaneamente, uma experiência social na qual o indivíduo se percebe como um agente social não atrativo e indesejado pelos outros. Trata-se de uma resposta involuntária à tomada de consciência da desvalorização pessoal.


A vergonha está associada a crenças como a impossibilidade de criar uma imagem positiva na mente dos outros, a possibilidade de ser desprezado ou rejeitado porque não tem talento ou capacidades suficientes para tal e a possibilidade de ser alvo de escárnio ou de ser ridicularizado pelos outros.


Por outro lado, a vergonha é uma emoção funcional. No caso, por exemplo, de uma situação de ameaça social, ela tem como objetivo defender o indivíduo, estando no mesmo nível dos comportamentos de submissão e fuga.


Padrões


A infância é um fator potencial para o desenvolvimento da vergonha, pois os pais/responsáveis podem desempenhar papéis de rejeição, criticismo ou rotular a criança como sendo má e inadequada, acompanhando esses papéis com raiva e desaprovação diante de situações de fracasso ou mau comportamento dos filhos.


A forma de lidar com os “erros” dos pequenos contribui para o desenvolvimento da vergonha. A criança pode aprender um determinado padrão emocional, cognitivo e comportamental de resposta a determinados tipos de acontecimentos tendo por base os padrões de resposta dos cuidadores.


Os estilos afetivos dos integrantes da família também podem influenciar o desenvolvimento de determinadas emoções nas crianças, ou seja, a vergonha pode não surgir exclusivamente do modelamento direto por meio da observação dos pais, mas resultar das interações mais gerais e até menos próximas dentro do sistema familiar.


Patologias


A vergonha é central no desenvolvimento e na manutenção de diferentes psicopatologias, principalmente porque é uma variável preditora de quadros clínicos como a depressão e a ansiedade social e de índices significativos de baixa autoestima.


Estudo acerca dos constructos de vergonha, culpa, orgulho, ansiedade social, depressão e estatuto social constata que a vergonha, a ansiedade social e a depressão parecem estar intimamente associadas, caracterizando-se por meio de sentimentos de inferioridade e de comportamentos submissos e não assertivos.


Ferramenta


O ‘Caderno da vergonha: revelando segredos para enfrentá-la com coragem’ traz explicações sobre pensamentos, sensações e comportamentos associados à vergonha na infância. Com atividades interativas dinâmicas baseadas no modelo cognitivo, ajuda na compreensão dessa emoção e de sua importância.


Na história, de autoria da psicóloga Marina Heinen e publicada pela Sinopsys Editora, a própria personagem Vergonha conduz o leitor para a revelação de segredos sobre ela e encoraja a busca de formas saudáveis de enfrentamento e exposição.


Para usos clínico, escolar e familiar com crianças a partir de 6 anos, a obra auxilia tanto na fase inicial de atendimento sobre a compreensão do caso do paciente quanto na prática de estratégias de manejo da vergonha em situações sociais.




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Tags

vergonha, emoções, pensamentos, comportamentos, regulação emocional, desenvolvimento infantil, modelo cognitivo

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