Conheça os principais transtornos alimentares e como se manifestam - Sinopsys Editora
0
Conheça os principais transtornos alimentares e como se manifestam

Conheça os principais transtornos alimentares e como se manifestam

29 de Setembro de 2021


Os Transtornos Alimentares são psicopatologias caracterizadas por alterações severas no comportamento alimentar das pessoas. Relacionados a fatores genéticos, ambientais, sociais e culturais, podem levar à obesidade, ao emagrecimento extremo e a uma série de outros problemas de saúde física e mental.

Tais distúrbios são potencialmente crônicos, de difícil tratamento e tendem a causar grandes prejuízos à vida dos indivíduos. Por isso, a importância do diagnóstico precoce e do encaminhamento para o tratamento adequado o quanto antes.

Também é preciso derrubar o tabu que ainda existe acerca dos Transtornos Alimentares e haver a compreensão de que não se trata de uma escolha do paciente manter o quadro patológico por vontade própria.

Além disso, a observação de familiares e amigos é muito importante, porque é bastante difícil para a própria pessoa compreender que há um quadro a ser tratado.


ANOREXIA


Entre os principais tipos de Transtornos Alimentares, está a anorexia nervosa, caracterizada pela rejeição alimentar.

Geralmente começa com uma dieta na busca de uma alimentação saudável, seguida por uma diminuição na ingestão de gorduras e carboidratos, passando pela redução de refeições e chegando a regimes extremamente rígidos, até o jejum.

Os principais sintomas físicos são peso abaixo do normal, medo exagerado de engordar, distorção da imagem corporal, uso constante de métodos para emagrecer, ausência de menstruação por até três meses nas mulheres e baixa libido em homens.

Como sintomas psíquicos, apresenta perfeccionismo, controle, rigidez, introversão, retração social e pensamentos obsessivos. Muitas vezes relações paradoxais são percebidas, como paixão pela comida, por cozinhar, servir outras pessoas, comida como enfeite ou para sentir o cheiro.

A anorexia se manifesta de duas formas. Uma delas é a nervosa restritiva, que se caracteriza por uma baixa significativa na ingestão de calorias e exercícios em excesso. A outra é a purgativa, em que, além das características anteriores, o indivíduo induz vômito e faz uso indiscriminado de laxantes e diuréticos.


BULIMIA


A bulimia nervosa também é um dos principais Transtornos Alimentares. Caracteriza-se pela ingestão exagerada e rápida de alimentos. É acompanhada por um sentimento de perda de controle seguido de comportamentos compensatórios frequentemente empregados para controle do peso.

Os sintomas físicos incluem preocupação excessiva com o peso ou a forma corporal e medo exagerado de engordar. Pode haver distorção da imagem corporal, compulsão alimentar, uso de métodos compensatórios, vômitos induzidos, dietas rígidas e uso de diuréticos, laxantes, inibidores de apetite e outras drogas.

Como sintomas psíquicos, apresenta instabilidade de humor, impulsividade, baixa tolerância à frustração, dificuldade de lidar com limites e regras, sintomas depressivos, ansiedade e culpa por comer demais.

Há dois tipos de bulimia nervosa. A purgatória é determinada pelo uso de autoindução aos vômitos e uso desmedido de medicamentos. Já a sem purgação, inclui jejuns e exercícios físicos em excesso.

Tanto a anorexia quanto a bulimia são desordens mais comuns em mulheres jovens, principalmente adolescentes, porém podem atingir homens e mulheres em todas as faixas etárias.


COMPULSÃO


A lista de Transtornos Alimentares inclui, ainda, o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), que se caracteriza pela grande quantidade de ingestão de alimentos em pouco tempo seguida de sentimento de perda de controle, culpa e sofrimento psíquico sem comportamentos compensatórios.

Os principais sintomas físicos de episódios de compulsão alimentar são comer rápido, comer sem fome, comer até ficar cheio e comer sozinho.

Apresenta como sintomas psíquicos instabilidade de humor, impulsividade, baixa tolerância à frustração, dificuldade de lidar com limites e regras, sintomas depressivos, ansiedade, culpa por comer demais e compulsão em outros aspectos.


OUTROS DISTÚRBIOS


A vigorexia, também conhecida como anorexia reversa, é mais um entre os Transtornos Alimentares. Trata-se da preocupação excessiva em ganhar massa muscular. Sendo assim, há consumo excessivo de proteína e suplementos alimentares, além de distorções corporais.

Por sua vez, a drunkorexia caracteriza-se pelo consumo de bebida alcoólicas em excesso. A intenção é eliminar a sensação de fome para emagrecer, então o indivíduo troca o alimento pela bebida.

Já a ortorexia é a preocupação excessiva com alimentação saudável. A pessoa apresenta medo exagerado de adoecer, deixando de ingerir vários alimentos, e tem dificuldade de comer em restaurantes e confraternizações. Muitas vezes come apenas a comida preparada por ela própria.

E a Síndrome Alimentar Noturna caracteriza-se por compulsões alimentares durante a noite. Pouco conhecida, apresenta um descontrole da melatonina (hormônio regulador do sono) e da leptina (hormônio que controla o apetite e o gasto energético).

Outras do Blog

Tags

Transtornos alimentares, anorexia, bulimia, compulsão, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, TCAP, vigorexia, drunkorexia, ortorexia, Síndrome Alimentar Noturna.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?