Consciência ecológica na infância: formas de desenvolvê-la - Sinopsys Editora
0
Consciência ecológica na infância: formas de desenvolvê-la

Consciência ecológica na infância: formas de desenvolvê-la

28 de Junho de 2021

Despertar a consciência ecológica na infância é tarefa que cabe aos adultos, sejam pais, cuidadores, professores ou outros responsáveis. Cumprir essa importante missão pode ser muito mais simples e divertido do que se pensa. Afinal, não é preciso falar sobre assuntos complicados, basta dar o exemplo no dia a dia, conversar bastante com as crianças e envolvê-las nas atividades.

Existem várias formas de despertar a consciência ecológica na infância por meio de conceitos simples a serem transmitidos, tais como uso responsável dos recursos, redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais, assim como a importância da convivência harmoniosa entre todos os seres vivos e demais elementos da natureza.

Uma das ações para as quais as crianças podem ser convidadas é a reutilização de embalagens. Quando esses recipientes vão parar no meio ambiente, poluem e podem trazer muitos prejuízos. Uma ideia é transformá-los em divertidos brinquedos, como carros, fogões, casas, dinossauros e muito mais.

Mostrar como separar o lixo é outra atividade que ajuda a despertar a consciência ecológica na infância. Nesse sentido, basta chamar as crianças e explicar para elas onde devem colocar os resíduos orgânicos, vidros, plásticos, papéis, metais e outros destinados à reciclagem. O ideal é ter latas de lixo em casa e na escola para cada tipo.

ÁGUA E LUZ

Reduzir o tempo no banho e fechar a torneira enquanto se escova os dentes são outros exemplos a serem dados pelos adultos e seguidos pelos pequenos. Dessa forma, se reduz o gasto de um bem natural que está cada vez mais escasso: a água doce. É preciso, portanto, explicar às crianças por que motivo as brincadeiras no chuveiro ou na pia devem ser curtas.

Apagar a luz é mais uma atitude importante a ser ensinada aos pequenos, afinal, o local de onde as pessoas saem não precisa ficar iluminado. Além do mais, procurar a luz natural para as tarefas diárias contribui para a sustentabilidade e ajuda a melhorar o estado de humor.

CULTIVO DE HORTA


Cultivar uma horta em casa ou na escola também está entre as dicas divertidas para o desenvolvimento da consciência ecológica na infância. Não precisa ser uma horta grande se não houver espaço para isso. Com um pouco de terra, adubo e sementes, é possível plantar verduras, temperos e alguns legumes até mesmo em apartamentos. Além de incentivar uma alimentação saudável, os pequenos aprendem a gostar da natureza.

Aproveitar os alimentos integralmente é mais uma atitude sustentável a ser ensinada para os pequenos. Jogar fora comida pronta não estragada e partes comestíveis de ingredientes, como talos, folhas e cascas, é desperdício. Para produzir e comercializar verduras, legumes e frutas foram gastos diversos recursos, como água, solo e combustível.

É possível encontrar na internet inúmeras receitas de pratos, bolos e sobremesas que utilizam ingredientes não convencionais. Sendo assim, convidar a garotada para se divertir na cozinha ajudando nas preparações desses alimentos é mais uma forma de incentivar a consciência ecológica na infância.

BRINCADEIRAS SUSTENTÁVEIS


Brincar na terra é outra atividade que precisa fazer parte do cotidiano dos pequenos. Essa é uma maneira de fazer com que eles tenham interesse pela natureza. Além disso, traz diversos benefícios para o desenvolvimento sensorial e criativo. Outra vantagem é o fortalecimento da imunidade, pois o sistema imunológico precisa entrar em contato com alguns germes para desenvolver anticorpos.

Investir em brinquedos sustentáveis também está entre as iniciativas que contribuem para a consciência ecológica na infância. Devem ser fabricados com materiais de fontes renováveis, como, por exemplo, madeira de reflorestamento, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

Outro modo de ser sustentável na hora de escolher os brinquedos dos pequenos é investir em produtos de qualidade. Isso porque eles são mais duráveis, podem ser usados por muitos anos e repassados para outras crianças, evitando que virem lixo e parem na natureza. Além disso, são promovidas a solidariedade e a empatia.

TODAS AS FORMAS DE VIDA


O cuidado com todos as formas de vida também deve ser ensinado desde cedo. Não arrancar folhas ou flores e cuidar dos pets e outros bichos com responsabilidade e carinho são atitudes importantes que contribuem para a consciência ecológica na infância.

É preciso, ainda, que as crianças aprendam a convivência harmoniosa e o respeito com as outras pessoas, o que engloba diversidade de personalidades, culturas e crenças.

Outras do Blog

Tags

Consciência Ecológica, Consciência Ecológica na Infância, Cuidado com a Natureza, Preservação Ambiental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?