Depressão com início na idade adulta pode estar ligada ao bullying na adolescência - Sinopsys Editora

0

Depressão com início na idade adulta pode estar ligada ao bullying na adolescência

18 de Setembro de 2015

A depressão é um problema de saúde pública com custos econômicos e sociais elevados. Há um rápido aumento na depressão da infância para a idade adulta e um fator contribuinte pode ser o assédio moral por pares. Mas a ligação entre o bullying na escola e a depressão na idade adulta ainda é incerta devido às limitações de pesquisas anteriores.
Então, uma equipe de cientistas, liderada por Lucy Bowes, da Universidade de Oxford, realizou um dos maiores estudos sobre a associação entre intimidação e outras práticas de bullying por parte de seus pares na adolescência e depressão na idade adulta jovem. Eles realizaram um estudo observacional longitudinal que examinou a relação entre o bullying aos 13 anos e depressão aos 18 anos.
Foram analisados dados de bullying e depressão em 3.898 participantes do Estudo Longitudinal Avon de Pais e Filhos (ALSPAC), realizado com uma comunidade do Reino Unido. Os participantes preencheram um questionário aos 13 anos acerca do bullying e aos 18 anos passaram por uma avaliação que identificou os indivíduos que preencheram os critérios atribuídos ao episódio depressivo.
Dos 683 adolescentes que relataram sofrer bullying mais do que uma vez por semana aos 13 anos, 14,8% eram deprimidos aos 18 anos. E dos 1.446 adolescentes que tiveram algum assédio moral de 1-3 vezes ao longo de seis meses aos 13 anos, 7,1% estavam deprimidos aos 18 anos. Apenas 5,5% dos adolescentes que não experimentaram bullying estavam deprimidos aos 18 anos.
Cerca de 10,1% dos adolescentes frequentemente vítimas de bullying sofreram de depressão por mais de dois anos, em comparação com 4,1% do grupo que não sofreu este tipo de intimidação. No geral, 2.668 participantes tinham dados sobre assédio moral e depressão, bem como outros fatores que podem ter causado depressão, tais como o bullying anterior na infância, problemas mentais e de comportamento, ou eventos de vida estressantes.
Quando esses fatores foram levados em conta, os adolescentes frequentemente intimidados ainda tinham um aumento de duas vezes nas probabilidades de depressão, em comparação com aqueles que não experimentaram bullying. Esta associação foi a mesma para ambos os sexos.
O tipo mais comum de assédio moral foi xingamento - 36% experimentaram, enquanto 23% tiveram pertences levados. A maioria dos adolescentes nunca disse a um professor (41%-74%) ou um dos pais (24%-51%), mas até 75% disse a um adulto sobre o bullying físico, como ser agredido.
Se esta for uma relação causal, pode-se afirmar que até 30% de depressão na idade adulta pode ser atribuída ao bullying na adolescência, explicam os autores, acrescentando que o bullying pode ser um contributo substancial para a carga global da depressão. Como se trata de estudo observacional, não há conclusões de causa e efeito. No entanto, é possível afirmar que intervenções para reduzir bullying nas escolas podem reduzir a depressão mais tarde na vida.
FONTE: BMJ. (2015, 02 de junho). Nearly one-third of early adulthood depression could be linked to bullying in teenage years. Science Daily. Acessado 07 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/06/150602200506.htm

Outras do Blog

Tags

Depressão, Bullying, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69