Dia Mundial da Conscientização do Autismo: diagnóstico e mercado de trabalho - Sinopsys Editora

0

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: diagnóstico e mercado de trabalho

02 de Abril de 2020

O que comemoramos hoje não é uma data comercial e também não está no calendário de feriados, mas isso não faz com que essa data seja menos importante, especialmente para cerca de 2 milhões de brasileiros e suas famílias. Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de neurodesenvolvimento de alta complexidade e diversidade de manifestações clínicas - cognitivas, emocionais e neurocomportamentais. As características que orientam o diagnóstico do TEA são bem definidas; entretanto, não existe um biomarcador para isso. 

O diagnóstico do TEA pode ser complexo, pois as pessoas não apresentam um quadro-padrão de desenvolvimento e podem observar diferentes manifestações. Assim, não há um padrão definitivo de diagnóstico, que é feito pela análise de um conjunto de informações clínicas sobre o desenvolvimento e crescimento do paciente.
 
Por isso, "o DSM-5 define o TEA por duas categorias de critérios principais, uma com três critérios de comunicação social (critério A) e outra com quatro critérios de comportamentos restritos e repetitivos (critério B)." (Marchezan, Grokoski e Riesgo, 2018, p.80)


SÃO CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO, SEGUNDO O DSM-5:

a. déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos manifestados no momento ou em história prévia, incluindo déficits (1) na reciprocidade socioemocional, (2) nos comportamentos comunicativos não verbais e (3) para desenvolver, manter e compreender relacionamentos;

b. padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, incluindo pelo menos dois dos citados: (1) movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos; (2) insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal/não verbal; (3) interesses fixos e altamente restritos que sejam anormais em intensidade e foco; (4) hiper ou hiporeatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente.


TEA E MERCADO DE TRABALHO

Reportagem da revista Exame destaca que estima-se que, no mundo, haja 70 milhões de pessoas com TEA, muitas sem qualquer diagnóstico médico, o que dificulta o aprendizado e a empregabilidade dessas pessoas. 

Ao mesmo tempo, as empresas tem percebido que autistas de alto rendimento, por exemplo, podem ser excelentes profissionais por terem uma grande capacidade de atenção e retenção de tarefas. Tanto que a taxa de retenção desses profissionais é de 93% após um ano de contratação, conforme estudo da consultoria global Specialisterne.

"Autistas de alto rendimento têm sido reconhecidos também ao terem uma representante de peso, a jovem ativista Greta Thunberg, que tem Síndrome de Asperger, um dos espectros de autismo", afirma a reportagem.

Saiba mais:

MARCHEZAN; GROKOSKI; RIESGO. Transtorno do Espectro Autista. In: Tisser, Luciana (org). Transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2018. Conheça o livro aqui.
EXAME. Da Vans à Netflix: dia marca conscientização do autismo. Revista Exame, 2.abr.2020. Leia o texto completo aqui
Crédito da imagem: https://heja.org.br/
Outras do Blog

Tags

autismo; inclusão; psicologia; TEA; transtorno do espectro autista

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69