Droga para tuberculose pode melhorar o efeito da terapia cognitivo-comportamental - Sinopsys Editora
0

Droga para tuberculose pode melhorar o efeito da terapia cognitivo-comportamental

07 de Setembro de 2016

Um novo estudo do Sweden`s Karolinska Institutet, da Suécia, mostra que o efeito da TCC (terapia cognitivo-comportamental) via internet para as pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode ser potencializado com uma droga chamada d-cicloserina, que tem sido muito utilizada para tratar a tuberculose. De acordo com os resultados, publicados na revista JAMA Psiquiatria, este efeito de aumento é contrariado por antidepressivos.


"Estes tipos de drogas às vezes são chamados de estimulantes cognitivos, porque eles afetam os processos cerebrais específicos que podem acelerar e aumentar os efeitos da psicoterapia", diz o Dr. Christian Rück, psiquiatra e pesquisador, que conduziu o estudo com seus colegas no Departamento de Neurociência Clínica do Karolinska Institutet. 


O componente ativo terapêutico da TCC é baseado no conceito de exposição ou extinção, segundo a qual o indivíduo coloca a si mesmo em situações temidas que evocam sentimentos de desconforto ou ansiedade e permanece lá até que a sensação diminua. D-cicloserina (DCS) é uma antiga droga para tuberculose, que também afeta um dos receptores mais comuns do cérebro, o receptor NMDA. Estudos anteriores demonstraram, por exemplo, que o DCS pode amplificar o efeito da TCC, se tomado apenas antes da exposição aos estímulos que induzem medo.


No presente estudo, os pesquisadores tentaram acrescentar a DCS para TCC on-line para as pessoas com TOC. Investigações anteriores tinham mostrado que a DCS pode acelerar o efeito terapêutico da TCC para esta desordem, mas nenhum estudo tinha sido grande o suficiente para demonstrar efeitos duradouros uma vez que a terapia tivesse terminado. O estudo distribuiu aleatoriamente 128 pessoas com diagnóstico de TOC em um grupo DCS ou um grupo placebo.


A análise inicial indicou que, enquanto não houve diferença entre DCS e placebo, o efeito da TCC on-line foi considerável. Em sua análise posterior, a equipe considerou se os participantes estavam também tomando antidepressivos. Fazendo isso, eles descobriram que aqueles que não usavam antidepressivos responderam muito melhor para DCS.



REFERÊNCIA: Instituto Karolinska. "Tuberculosis drug can improve effect of cognitive behavioral therapy." Science Daily. Science Daily, 18 de Maio de 2015. <www.sciencedaily.com/

releases/2015/05/150518081615.htm>.


Outras do Blog

Tags

Droga, Tuberculose, TOC, Tratamento, Dcicloserina, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?