E aí, estudante, quais são as classes de habilidades sociais?
11 de Abril de 2023
As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos e hábitos observáveis e de pensamentos e emoções que promovem a comunicação eficaz, os relacionamentos satisfatórios e o respeito entre as pessoas.
Na prática, as habilidades sociais são necessárias para interagir com os outros de acordo com as regras de boa convivência e civilidade, seja no âmbito familiar, social, acadêmico ou profissional.
Também são fundamentais porque proporcionam bem-estar e qualidade de vida, além de facilitarem o desenvolvimento e a manutenção de uma autoestima saudável.
APROFUNDAMENTO
Os primeiros a se aprofundarem no extenso universo das habilidades sociais no Brasil foram os psicólogos Zilda e Almir Del Prette, que, em 1999, lançaram o livro ‘Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação’ (Vozes).
A obra traz definições de habilidade social e de competência social e aborda o avanço na área de treinamento de habilidades sociais (THS). Também descreve as mais relevantes classes e subclasses de habilidades sociais.
Entre as classes que eles descrevem, estão comunicação, civilidade, fazer e manter amizade, empatia, assertividade, expressar solidariedade, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais, expressar afeto e intimidade, coordenar grupo e falar em público.
COMUNICAÇÃO
A comunicação, entre outras coisas, engloba iniciar e manter conversação, fazer e responder perguntas, pedir e dar feedback, elogiar e agradecer elogio e dar opinião.
CIVILIDADE
Por sua vez, a civilidade inclui cumprimentar e/ou responder a cumprimentos (ao entrar e ao sair de um ambiente), pedir “por favor”, agradecer, desculpar-se e outras formas de polidez normativas.
FAZER E MANTER AMIZADE
Fazer e manter amizade envolve iniciar conversação, apresentar informações livres, ouvir e fazer confidências, demonstrar gentileza, manter contato (sem ser invasivo), expressar sentimentos, elogiar, dar feedback, responder a contato, enviar mensagens, convidar/aceitar convites, manifestar solidariedade diante de problemas.
EMPATIA
Já a empatia engloba manter contato visual, aproximar-se do outro, escutar (evitando interromper), tomar perspectiva (colocar-se no lugar do outro), expressar compreensão, incentivar a confidência (quando for o caso), demonstrar disposição para ajudar, compartilhar alegria e realização do outro.
ASSERTIVIDADE
Entre as diferentes subclasses da assertividade, destacam-se defender direitos próprios e direitos dos outros; questionar, opinar, discordar, solicitar explicações sobre o motivo de certos comportamentos, manifestar opinião, concordar, discordar; fazer e recusar pedidos; expressar raiva, desagrado e pedir mudança de comportamento; desculpar-se e admitir falha; manejar críticas: aceitar, fazer e rejeitar.
EXPRESSAR SOLIDARIEDADE
Também entre as classes das habilidades sociais, está expressar solidariedade, ou seja, identificar necessidades do outro, oferecer ajuda, expressar apoio, engajar-se em atividades sociais construtivas, compartilhar alimentos ou objetos com quem necessita, cooperar, expressar compaixão, participar de reuniões e campanhas de solidariedade etc.
MANEJAR CONFLITOS
Por sua vez, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais englobam acalmar-se, exercitando autocontrole diante de indicadores emocionais de um problema; identificar comportamentos próprios e dos outros à manutenção ou solução do problema; elaborar alternativas de comportamentos; propor alternativas de solução; escolher, implementar e avaliar cada alternativa ou combinar alternativas quando for o caso.
EXPRESSAR AFETO E INTIMIDADE
Expressar afeto e intimidade inclui aproximar-se e demonstrar afetividade ao outro por meio de contato visual, sorriso, toque; fazer e responder perguntas pessoais; dar informações livres; compartilhar acontecimentos de interesse do outro; cultivar o bom humor; participar de brincadeiras; manifestar gentileza; fazer convites; demonstrar interesse pelo bem-estar do outro; lidar com relações íntimas e sexuais; estabelecer limites quando necessário.
COORDENAR GRUPO
Já coordenar grupo envolve, entre outras coisas, organizar atividade, distribuir tarefas, incentivar a participação de todos, controlar o tempo e o foco na tarefa, dar feedback a todos, fazer perguntas, mediar interações, expor metas, elogiar, parafrasear, resumir, distribuir tarefas, cobrar desempenhos, explicar e pedir explicações, verificar compreensão sobre problemas.
FALAR EM PÚBLICO
Por fim, falar em público inclui cumprimentar, distribuir o olhar pela plateia, usar tom de voz audível, modulando conforme o assunto, fazer/responder perguntas, apontar conteúdo de materiais audiovisuais, usar humor, relatar experiências pessoais, acontecimentos, agradecer a atenção ao finalizar.