Estudo afirma que dopamina melhora memória de longo prazo. - Sinopsys Editora
0

Estudo afirma que dopamina melhora memória de longo prazo.

16 de Novembro de 2012

Estudo alemão confirma que a dopamina, um neurotransmissor, está ligada às memórias de longo prazo. A dopamina é conhecida como a substância do prazer, por ser responsável pelas sensações de prazer e bem estar. A pesquisa foi publicada no "Journal of Neuroscience".

Segundo os cientistas alemães após uma grande injeção de satisfação no cérebro, a dopamina fica ligada a memórias gratificantes e tendem a ficar mais tempo na memória.

A pesquisa foi realizada com idosos de 65 a 75 anos. Estas pessoas observaram imagens de paisagens e lugares fechados e foram testadas duas horas e seis horas depois de verem as imagens e passaram por ressonância magnética. Foram divididos em dois grupos, um que tomou este "hormônio do prazer" e outro um comprimido de placebo - comprimido sem nenhum princípio ativo.

Foram constatados melhores resultados nas pessoas que usaram a dopamina, comprovando o vínculo entre a memória e a sensação de prazer. Os autores destacam que este trabalho pode facilitar o entendimento do armazenamento da memória de longo prazo e o motivo pelo qual elas somem tão rápido em síndromes como Alzheimer. A falta de dopamina pode também ter implicação nos sintomas de Parkinson.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/estudo-afirma-que-dopamina-melhora-memoria-de-longo-prazo.html

Outras do Blog

Tags

Dopamina, Memória, Prazo, Sensação de bem estar, Sensação de prazer, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?