Estudo aponta os malefícios de dormir com a luz acesa.
22 de Novembro de 2012
O efeito da luminosidade pode ser devido a uma luz acesa ou até mesmo um computador ligado. Muitas pessoas que estão acostumadas a entrarem madrugada trabalhando ou na internet, ou até mesmo pessoas que trabalham no turno a noite, têm maior liberação de cortisol.
Samer Hattar relatou que no estudo com camundongos as células sensíveis a luz, localizadas na retina, se ativam com a luz brilhante e prejudicam o centro do cérebro (que também é responsável pelo humor, aprendizado e memória, chamado sistema límbico).
A pesquisa foi realizada da seguinte forma: os camundongos foram expostos a três horas e meia a luz e três horas e meia de escuridão, intercalados em ciclos. Nos ratos submetidos a estes ciclos foi observado aumento no comportamento depressivo, como a falta de interesse por açúcar e pela busca de prazer. As cobaias também movimentavam-se menos e também apresentavam maior tempo de latência para a aprendizagem de novas tarefas.
O estudo é relevante pois os sensores de percepção a luz dos camundongos são muito semelhantes com os dos seres humanos, isso demonstra que os resultados podem ser aplicados aos humanos. O que demonstra que comportamentos que estão no espectro depressivo podem ser modificados com uma simples higiene do sono.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/luz-ao-dormir-pode-dar-depressao-e-dificultar-aprendizagem-diz-estudo.html