Estudo aponta que componente da maconha auxilia em transtornos de ansiedade.
29 de Outubro de 2012
O principal transtorno testado no estudo foi a fobia social, que tem como características, medo de falar e comer em público e se expor. Neste estudo foi utilizado o Canabidiol - substância presente na cannabis sativa e foi comprovado que os participantes que possuíam fobia social com esta medicação obtiveram resultados nos testes semelhantes aos pacientes saudáveis.
Para o estudo foram recrutadas 36 universitários voluntários e a pesquisa seguiu da seguinte maneira. O grupo foi dividido em outros três pequenos grupos com 12 integrantes cada. O primeiro era de pessoas com fobia social que consumiram o canabidiol 600 miligramas, o segundo os integrantes também possuíam o transtorno e tomaram um medicamento de efeito neutro (placebo), e o terceiro de pacientes saudáveis.
Os pacientes tiveram que gravar vídeos de um discurso de quatro minutos e estavam sendo monitorados por ressonância magnética. Os resultados demonstraram que os participantes fóbicos que tomaram o canabidiol, apresentaram baixa ativação da ansiedade, resultado semelhante ao dos pacientes saudáveis. Os participantes do segundo grupo obtiveram maior ativação da ansiedade, comprovando que o efeito da medicação estava sendo notado.
Fator importante desta pesquisa foi que o composto utilizado da maconha não possui características de dependência. E o consumo da droga pode agravar os sintomas de pacientes que possuem o transtorno.