Estudo aponta que existe área do cérebro que `ignora` notícias ruins.
27 de Setembro de 2012
Estudo internacional localiza área especifica responsável pelo preconceito a notícias ruins. Os resultados foram publicados na revista PNAS, da Academia Americana de Ciências. Há respostas positivas a este comportamento como reduzir o impacto social da notícia desagradável, porém pode gerar "bolhas de otimismo", fato similar a bolha financeira de 2008.
O estudo contou com uma mesa de pesquisadores de diferentes polos, liderados por Tali Sharot e colegas das universidades University College de Londres, Universidade da Pensilvania - EUA e da Universidade Livre e da Universidade Humboldt de Berlim. A pesquisa contou com 30 sujeitos saudáveis, que foram divididos em 3 grupos. Todos foram submetidos a uma estimulação magnética transcrâniana, método não ofensivo que envia ondas eletromagnéticas ao cérebro.
A localização especifica fica no giro frontal inferior, localizado no córtex pré-frontal. O método utilizado no estudo foi a estimulação eletromagnética na região e após foi pedido para que os participantes avaliassem a probabilidade de 40 diferentes situações (desde um acidente de carro ate o desenvolvimento de Alzheimer) acontecesse com eles.
A segunda etapa foi relatado quais seriam as probabilidades médias destas situações acontecerem com uma pessoa com o perfil socioeconômico similar ao deles. Então os pacientes foram orientados a recalcular a probabilidade de que estes eventos possam ocorrer com eles. O grupo que foi estimulado no lado esquerdo do cérebro apresentou maior probabilidade de associar as notícias ruins a suas crenças enquanto o grupo controle e o grupo com estimulação no hemisférios direito apresentaram respostas típicas.
FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/area-do-cerebro-e-responsavel-por-ignorar-noticias-ruins-aponta-estudo.html