Estudo constata que jogos de vídeo game são bons para o cérebro dos idosos - Sinopsys Editora
0

Estudo constata que jogos de vídeo game são bons para o cérebro dos idosos

19 de Dezembro de 2017

Se você tem entre 55 e 75 anos, você pode querer jogar jogos de plataforma 3D como o Super Mario 64 para evitar deficiências cognitivas leves e talvez até prevenir a doença de Alzheimer.


Essa é a descoberta de um novo estudo canadense de professores de psicologia da Université de Montréal, Gregory West, Sylvie Belleville e Isabelle Peretz. Publicado em PLOS ONE, foi feito em cooperação com o Institut universitaire de gériatrie de Montréal (IUGM), Benjamin Rich Zendel of Memorial University in Newfoundland, e Véronique Bohbot of Montreal`s Douglas Hospital Research Centre.


Em dois estudos separados, em 2014 e 2017, jovens adultos em seus 20 anos foram convidados a jogar videogames 3D de lógica e quebra-cabeças em plataformas como o Super Mario 64. Os resultados mostraram que a matéria cinzenta em seu hipocampo aumentou após o treinamento.


O hipocampo é a região do cérebro, principalmente associada à memória espacial e episódica, um fator chave na saúde cognitiva de longo prazo. A matéria cinzenta que contém atua como um marcador de distúrbios neurológicos que podem ocorrer ao longo do tempo, incluindo comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer.


West e seus colegas queriam ver se os resultados poderiam ser replicados entre idosos saudáveis.


A equipe de pesquisa recrutou 33 pessoas, com idades entre 55 e 75 anos, que foram distribuídas aleatoriamente em três grupos separados. Os participantes foram instruídos a jogar o Super Mario 64 por 30 minutos por dia, cinco dias por semana, tomar aulas de piano (pela primeira vez em sua vida) com a mesma frequência e na mesma sequência, ou não realizar qualquer tarefa específica.


O experimento durou seis meses e foi conduzido nas casas dos participantes, onde foram instalados os consoles e pianos, fornecidos pelo time de West.


Os pesquisadores avaliaram os efeitos do experimento no início e no final do exercício, seis meses depois, usando duas medidas diferentes: testes de desempenho cognitivo e ressonância magnética (MRI) para medir variações no volume de matéria cinzenta. Isso permitiu que eles observassem a atividade do cérebro e quaisquer mudanças em três áreas:

  •          o córtex pré-frontal dorsolateral;
  •        o cerebelo;
  •        o hipocampo;
<!--[if !supportLists]-->


De acordo com os resultados do exame de ressonância magnética, apenas os participantes no grupo de videogames viram aumento do volume de matéria cinzenta no hipocampo e no cerebelo. A memória de curto prazo também melhorou.


Os testes também revelaram que a matéria cinzenta aumenta no córtex pré-frontal e no cerebelo dorsolateral dos participantes que tomaram aulas de piano, enquanto observou-se algum grau de atrofia nas três áreas do cérebro entre aqueles no grupo de controle passivo.


Qual mecanismo desencadeia aumento na matéria cinzenta, especialmente no hipocampo, depois de jogar videogames? "Os videojogos de 3-D envolvem o hipocampo na criação de um mapa cognitivo, ou uma representação mental, do ambiente virtual que o cérebro está explorando", disse West. "Vários estudos sugerem que a estimulação do hipocampo aumenta a atividade funcional e a matéria cinzenta nesta região".


Por outro lado, quando o cérebro não está aprendendo coisas novas, a matéria cinzenta se atrofia à medida que as pessoas envelhecem. "A boa notícia é que podemos reverter esses efeitos e aumentar o volume aprendendo algo novo, e jogos como Super Mario 64, que ativam o hipocampo, parecem ter algum potencial a esse respeito", disse West. Adicionado Belleville: "Essas descobertas também podem ser usadas para dirigir futuras pesquisas sobre a doença de Alzheimer, uma vez que existe uma ligação entre o volume do hipocampo e o risco de desenvolver a doença".

Referência:

Greg L. West, Benjamin Rich Zendel, Kyoko Konishi, Jessica Benady-Chorney, Veronique D. Bohbot, Isabelle Peretz, Sylvie Belleville. Playing Super Mario 64 increases hippocampal grey matter in older adults. PLOS ONE, 2017 https://www.sciencedaily.com/releases/2017/12/171206141648.htm >

Outras do Blog

Tags

Idosos, memória, vídeo game

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?