Estudo revela que função cerebral difere em crianças obesas - Sinopsys Editora
0

Estudo revela que função cerebral difere em crianças obesas

09 de Março de 2016


Os cérebros de crianças que são obesas funcionam de forma diferente das dos filhos de peso saudável, e exibem um "desequilíbrio" entre procurar comida e comportamentos de evitar alimentos, afirmam pesquisadores da Universidade Vanderbilt Medical Center.

Dietas e exercícios podem não ser suficientes para restaurar o peso normal ou sobrepeso e evitar que as crianças se tornem obesas, conclui a pesquisa. Pode ser necessário mudar o funcionamento do cérebro.

Em um artigo publicado na revista Heliyon, os pesquisadores sugerem que a atenção plena (mindfulness), uma prática usada como uma técnica terapêutica para se concentrar na consciência, deve ser estudada como uma forma de incentivar a alimentação saudável e perda de peso em crianças.

"Os adultos, especialmente as crianças, estão preparados para sempre comerem mais", disse o autor sênior Kevin Niswender, MD, Ph.D. "Isso é ótimo do ponto de vista evolutivo, mas no mundo de hoje, cheio de alimentos prontamente disponíveis, altamente anunciados, super energéticos, esse comportamento coloca as crianças em risco de obesidade", explica Niswender.

"Achamos que o `mindfulness’ poderia recalibrar o desequilíbrio nas conexões do cérebro associadas com a obesidade infantil", acrescentou o autor Ronald Cowan, MD, Ph.D. "Mindfulness produziu resultados mistos em adultos. Até agora, existem poucos estudos mostrando sua eficácia para a perda de peso em crianças."

A obesidade infantil nos Estados Unidos quase dobrou durante os últimos 30 anos, entre adolescentes ela triplicou. Em 2010, um terço do público infantil norte-americanas foi constatado como obeso ou com sobrepeso.

O estudo incluiu 38 crianças, cinco que eram consideradas obesas e seis que estavam com sobrepeso. Seus comportamentos alimentares foram avaliados através de um questionário, e sua função cerebral foi avaliada usando ressonância magnética (MRI).

Três regiões do cérebro em adultos são potentes moduladores de hábitos alimentares: o núcleo accumbens, associado a comportamentos motivados por recompensa; do lobo frontal, associado com impulsividade; e o lobo parietal inferior (IPL), associada com a inibição da resposta, a capacidade para inibir ou anular uma resposta tal como excessos.

Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética para determinar o equilíbrio de conectividade neural funcional entre estas regiões do cérebro relacionadas com a vontade de comer em crianças de vários pesos.

"Queríamos olhar para maneira que os cérebros funcionam com mais detalhes para que possamos entender melhor o que está acontecendo neurologicamente em crianças que estão com sobrepeso e obesidade", disse o primeiro autor e Vanderbilt estudante de graduação Bettyann Chodkowski.

Eles descobriram que, como aumento de peso entre as crianças, a conectividade entre o IPL associada à inibição e núcleo accumbens associada à recompensa diminuiu, enquanto a conectividade entre o núcleo accumbens e do lobo frontal associada à impulsividade fica aumentada.

Isto sugere que os comportamentos alimentares pouco saudáveis e obesidade poderiam refletir em um desequilíbrio na conectividade funcional de áreas do cérebro associadas com inibição da resposta, impulsividade e recompensa.

A prática da atenção plena pode aumentar inibição da resposta e diminuir a impulsividade. `Mindfulness’ tem sido usado para encorajar respostas saudáveis às adversidades cotidianas, embora alguns estudos tenham testado seu uso na área de alimentação saudável ou perda de peso entre as crianças.

Entre os adultos, mindfulness tem tido resultados mistos quando usado para perda de peso e controle de peso, o que pode refletir "a tenacidade extremo de obesidade na idade adulta", bem como a perda relacionada com a idade da plasticidade do cérebro, os pesquisadores notaram.

Isso apoia a importância da identificação precoce de crianças em risco de obesidade, bem como a necessidade de desenvolver novos métodos para tratar e prevenir, eles concluíram.


REFERÊNCIA: Vanderbilt University Medical Center. (2016, 25 de janeiro). Função cerebral difere em crianças obesas, o estudo mostra. Science Daily. Retirado 29 de janeiro, 2016 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2016/01/160125185035.htm
Outras do Blog

Tags

Crianças obesas, Obesidade, Cérebro, Mindfulness, Controle do peso, Alimentos, Saúde, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?