Estudo utiliza jogos cooperativos na redução do craving (fissura) em usuários de crack. - Sinopsys Editora
0

Estudo utiliza jogos cooperativos na redução do craving (fissura) em usuários de crack.

24 de Outubro de 2012

O estudo propôs uma avaliação da efetividade de jogos para regular a fissura e a ansiedade de usuários de crack, mas também foi pensado para ser uma ferramenta na motivação para o tratamento.

Participaram deste estudo 30 homens, de idade entre 18 e 50 anos, estes foram divididos em oito grupos. Os instrumentos aplicados foram Mini Mental, Urica (motivação para mudança), BAI (inventário de ansiedade do Beck) e Escala Analógica Visual (escala comumente utilizada nos estudos de craving). A pesquisa ocorreu da seguinte forma: no primeiro momento foi passado a todos os participantes imagens e vídeos da cocaína em forma de crack para induzir o craving; no segundo momento foram aplicados os instrumentos EAV, URICA e BAI, então foram realizados os jogos entre os grupos, estes jogos possuíam características de dinâmica em grupo como por exemplo alongamentos em duplas., finalizada esta etapa foram então reaplicados os instrumentos.

Os resultados demonstraram uma redução significativa das médias dos instrumentos EAV e BAI, o que levou a constatação de que este tipo de atividade pode ser uma ferramenta importante nas intervenções com esta determinada população. Não foram encontrados resultados significativos a respeito dos estado de mudança.

ALVES, Gabriel Soares Ledur and ARAUJO, Renata Brasil. A utilização dos jogos cooperativos no tratamento de dependentes de crack internados em uma unidade de desintoxicação. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 77-80. ISSN 1517-8692.

FONTE:http://www.scielo.br/scielo.php?
pid=S151786922012000200002&script=sci_arttext&tlng=es

Outras do Blog

Tags

Jogos, Redução, Fissura, Crack, Ansiedade, Tratamento, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?