Excessos alimentares podem ser causados por uma deficiência hormonal no cérebro? - Sinopsys Editora

0

Excessos alimentares podem ser causados por uma deficiência hormonal no cérebro?

27 de Novembro de 2015

Em um novo estudo da Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, publicado em Cell Reports , os investigadores descobriram que, quando o hormônio peptide-1 (GLP-1) foi reduzido no sistema nervoso central de ratos de laboratório, aumentou-se o consumo de alimentos com elevado teor de gordura.

"Os ratos que foram induzidos à deficiência de GLP-1 comeram além da necessidade de calorias e mostraram um aumento na preferência por alimentos ricos em gordura", diz Vincent Mirabella, estudante de doutorado coautor do estudo. "Por outro lado, quando foi reforçada a sinalização de GLP-1 no cérebro dos ratos, fomos capazes de bloquear a preferência de alimentos ricos em gordura."

Os peptídeos GLP-1 são pequenas sequências de aminoácidos que têm muitas funções, incluindo a forma como nossos corpos regulam comportamentos alimentares. Eles são secretados a partir de células, tanto no intestino delgado quanto no cérebro e são supostamente responsáveis pela sensação de saciedade.
Os cientistas da Rutgers dizem que tem sido pouco clara a forma como a liberação do GLP-1 no cérebro contribui para a regulação do apetite. Embora esta não seja a única razão pela qual as pessoas comem demais, o estudo fornece novas evidências de que a segmentação por neurônios no sistema dopaminérgico mesolímbico - o sistema de  recompensa no cérebro - pode ser a melhor maneira de controlar excessos e a obesidade,  com menos efeitos colaterais.

No estudo, os autores descobriram que a ativação do hormônio GLP-1 no sistema mesolímbico dificulta a conexão entre os neurônios que se comunicam para controlar comportamentos de recompensa, incluindo a alimentação. O resultado demonstrou que os ratos consumiram menos comida por completo e, mais importante, perderam a preferência por alimentos ricos em gordura.

"Estas são as mesmas áreas do cérebro que controlam outros comportamentos de dependência, como drogas e abuso de álcool e dependência da nicotina", diz o autor sênior e professor assistente Zhiping Pang. "Nós acreditamos que o nosso trabalho tem amplas implicações na compreensão de como o GLP-1 possui funções de influenciar comportamentos motivacionais."

Pang diz que a premissa é que as razões pelas quais comemos, quanto comemos e quando paramos de comer são comportamentos controlados pelo sistema nervoso central que permitem que o corpo responda a seu ambiente. É por isso que é importante o estudo na compreensão da motivação por trás da fome hedônica - a vontade de comer por prazer, em vez de direcionada ao ganho de energia. Os fatores fisiológicos e motivacionais irão fornecer uma melhor compreensão dos hábitos alimentares modernos, porque podem ocorrer em uma disfunção e podem levar a terapias mais específicas, diz ele.

Terapias eficazes para o tratamento da obesidade são muito limitadas. Uma droga que imita o hormônio GLP-1 - usada inicialmente para melhorar a tolerância à glicose para as pessoas com diabetes tipo 2 - e recentemente aprovada nos EUA pela FDA (Food and Drug Administration) agora está sendo utilizada como um tratamento para a obesidade. O medicamento injetável tem como alvo o corpo inteiro mas pode, no entanto, eventualmente causar efeitos secundários graves, incluindo pancreatite, doença da vesícula biliar e problemas renais.

"Mais do que comer, o que provoca a obesidade pode ser considerado um vício em comida, uma desordem neuropsiquiátrica", diz Pang. "Ao descobrir como o sistema nervoso central regula o comportamento de ingestão de alimentos através do GLP-1, podemos ser capazes de fornecer uma terapia biomédica com menores efeitos colaterais."
FONTE: Universidade Rutgers. (2015, 23 de julho). Overeating caused by a hormone deficiency in brain?. Science Daily. Acessado 27 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/07/150723125248.htm

Outras do Blog

Tags

Excessos alimentares, Deficiência hormonal, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69