Fazer boas ações ajuda pessoas socialmente ansiosas a relaxar - Sinopsys Editora
0

Fazer boas ações ajuda pessoas socialmente ansiosas a relaxar

20 de Novembro de 2015

Os indivíduos que sofrem de ansiedade social são mais do que apenas tímidos. As relações com outras pessoas podem fazê-los sentir-se tão ameaçados ou ansiosos que muitas vezes evitam ativamente o ato de socializar. Embora isto "proteja" de possível angústia e constrangimento, perde-se o apoio e a intimidade adquiridos através das relações com os outros. Eles têm menos amigos, se sentem inseguros quando interagindo com os outros e muitas vezes não experimentam a intimidade emocional, mesmo em relacionamentos íntimos.
Realizar atos de bondade para o benefício dos outros é um fato conhecido por aumentar a felicidade e pode levar a interações positivas e percepções do mundo em geral. O presente estudo investigou se, ao longo do tempo, a natureza pró-social da bondade muda o nível de ansiedade que as pessoas socialmente ansiosas experimentam ao interagir com os outros.

Estudantes de graduação que experimentam altos níveis de ansiedade social foram incluídos no estudo. Os 115 participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos para o período de intervenção de quatro semanas. Um grupo realizou atos de bondade, como lavar os pratos de um companheiro de quarto, cortar a grama de um vizinho ou realizar alguma doação para uma instituição de caridade. O segundo grupo foi exposto unicamente a interações sociais e não foi convidado a participar de tais ações, enquanto um terceiro grupo não participou de qualquer intervenção específica, registrando o que aconteceu a cada dia.
A maior redução global do desejo dos pacientes de evitar situações sociais foi encontrada entre o grupo que ativamente emprestou uma mão amiga. Este efeito foi mais notável na fase inicial da intervenção. Os resultados, portanto, apoiam o valor de atos de bondade como uma estratégia de redução da evasão. A bondade ajuda a combater sentimentos de rejeição e possíveis níveis temporários de ansiedade e angústia. Também realiza isso mais rápido, em comparação com os participantes que estavam expostos apenas a interações sociais sem o envolvimento em boas ações.

De acordo com as pesquisadoras canadenses Jennifer Trew, da Simon Fraser University, e Lynn Alden, da University of British Columbia, intervenções que envolvam atos de bondade podem ajudar ao longo do tempo as pessoas socialmente ansiosas a levar uma vida mais gratificante e envolvente, e a ver mudanças em sua disposição.
"Atos de bondade podem ajudar a contrariar as expectativas sociais negativas, promovendo uma percepção mais positiva quanto às expectativas do ambiente social de uma pessoa", explica Trew. "Isso ajuda a reduzir os seus níveis de ansiedade social e, por sua vez, as torna menos propensas a evitar situações sociais." 
"Uma intervenção usando essa técnica pode funcionar especialmente bem cedo, enquanto os participantes antecipam reações positivas dos outros, em resposta a sua bondade", acrescenta Alden.
FONTE: Springer. (2015, 1º de julho). Doing good deeds helps socially anxious people relax. Science Daily. Acessado 27 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/07/150701114813.htm

Outras do Blog

Tags

Ansiedade social, Transtorno de ansiedade, Terapia cognitivo-comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?