Sinopsys Editora - Fevereiro Roxo: mês da conscientização sobre alzheimer, lúpus e fibromialgia
51 3066.3690 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h30 às 18h, sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

Produtos

Fevereiro Roxo: mês da conscientização sobre alzheimer, lúpus e fibromialgia

03 de Fevereiro de 2020


Criada em 2014 em Uberlândia (MG), a campanha Fevereiro Roxo marca um mês de conscientização em relação a três doenças: alzheimer, lúpus e fibromialgia. Sob o lema "se não houver cura, que ao menos haja conforto", a campanha reflete a importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. 

Mas o que essas três doenças têm em comum? Apesar de terem condições bem diferentes entre si, alzheimer, lúpus e fibromialgia são incuráveis e, por isso, é importante que sejam diagnosticadas ainda nos estágios iniciais, o que permite o controle ou retardo dos sintomas.

Outro ponto em comum entre as três doenças: elas têm sintomas iniciais que parecem inofensivos. No caso do lúpus, por exemplo, normalmente o único sinal visível é a vermelhidão na pele. Ao incentivar o diagnóstico precoce, o Fevereiro Roxo auxilia os pacientes a terem mais qualidade de vida, mesmo que precisem conviver com uma dessas condições. 

Precisamos conversar sobre Alzheimer

A doença de alzheimer ganha o nome do médico que a descreveu pela primeira vez, em 1906: o psiquiatra alemão Alois Alzheimer. Neurodegenerativa, ela tem como principais sintomas a falta de coerência na fala e a perda da memória recente. Com isso, o paciente se lembra e repete histórias acontecidas muitos anos atrás, mas não sabe contar as coisas que fez no dia da conversa. Apesar de associado à idade avançada, o alzheimer pode surgir de forma prematura, especialmente quando há casos semelhantes na família. 

Essa doença faz o paciente depender de ajuda para cumprir tarefas básicas e é a principal causa de demência. Incurável, ela afeta a capacidade de atenção, aprendizado e convívio social. Caso seja diagnosticada em seu início, permite tratamento terapêutico e medicamentoso que retarda os efeitos mais graves.

Se você tem familiares idosos ou de meia-idade e histórico de alzheimer na família, fique atento: caso perceba problemas de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares conhecidos, procure um médico e faça uma avaliação.

Saiba mais sobre o lúpus e a fibromialgia

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune - que ocorre quando o sistema imunológico trata órgãos e tecidos do corpo como se fossem invasores externos e, por isso, os ataca. Como outras doenças autoimunes, o lúpus é uma doença crônica que precisa ser tratada corretamente para ser mantida sob controle, com redução dos sintomas.

Menos conhecida, a Fibromialgia é uma síndrome que tem como principais sintomas dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória, entre outros) e formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés). As dores são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada manifestação da doença. Além disso, o paciente tem uma redução na capacidade de se exercitar e sofre com problemas de sono, como insônia e apneia.
Outras do Blog

Tags

Alzheimer; Fevereiro Roxo; Terceira Idade

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos

CURSO ONLINE DE MINDFULNESS

de 05/03/2020 até 23/04/2020 - Online

Ler mais Outros Eventos

51 3066.3690

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

copyright © 2019 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados Fradde Comunicação