Fobia: conheça os principais sintomas e formas de identificar - Sinopsys Editora
0
Fobia: conheça os principais sintomas e formas de identificar

Fobia: conheça os principais sintomas e formas de identificar

18 de Outubro de 2021


A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal mesmo que não represente perigo real.

Levar um susto ao ver uma aranha, sentir frio na barriga ao olhar pela janela do vigésimo andar de um prédio ou ficar desconfortável falando diante de uma plateia são reações comuns quando as pessoas se deparam com situações inesperadas ou pouco habituais.

Mas quando o medo e a ansiedade se tornam excessivos e persistentes, pode ser um tipo de fobia, que, se não tratada, gera sofrimento e afeta diretamente a rotina e as relações sociais do indivíduo, trazendo limitações no trabalho, na escola e nas demais atividades do dia a dia. Isso porque quem tem esse transtorno costuma evitar situações causadoras do medo.


EVITAÇÃO


Pessoas que apresentam fobias geralmente conhecem as causas dos seus medos e evitam ao máximo entrar em contato com o que temem, não apresentando sintomas expressivos no dia a dia. Porém, em alguns casos, o simples fato de pensar na origem da fobia já desencadeia uma série de manifestações adversas.

Apesar de variarem de acordo com o tipo e o grau do transtorno, alguns sintomas são comuns à maioria das fobias e aparecem de forma repentina, principalmente quando ocorre um ataque de pânico.

Entre os sintomas físicos, se destacam tontura e vertigem, náusea, tremores, calafrios, formigamento pelo corpo, sudorese intensa, dor de cabeça, tensão muscular, diarreia, aumento da frequência cardíaca e palpitações, boca seca e dificuldade para respirar.

Há também sintomas psicológicos, como preocupação excessiva, fixação nos problemas, irritabilidade, dificuldade para dormir, desorientação, confusão mental e medo de perder o controle, de enlouquecer ou de morrer.

Em alguns casos, dois ou mais problemas de saúde mental acometem o mesmo indivíduo, como transtorno de ansiedade e depressão, podendo levar ao aparecimento de outros sintomas.


ESPECÍFICAS


Enquadradas entre os transtornos de ansiedade mais comuns, as fobias específicas, também chamadas de fobias simples, englobam as mais clássicas, tais como acrofobia (medo de altura), claustrofobia (fobia de lugares fechados), zoofobia (medo de animais peçonhentos e outros) e a tripofobia (medo de padrões geométricos).

Não se sabe ao certo as causas das fobias específicas, mas elas podem estar relacionadas à interação entre fatores genéticos e ambientais, a condicionamentos, a eventos negativos ligados a uma situação ou a um objeto, a mudanças no funcionamento do cérebro ou, ainda, a experiências traumáticas vividas na infância.

Seu diagnóstico é clínico e se baseia nos critérios do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) da Associação Americana de Psiquiatria (APA).

Conforme o DSM-5, os indivíduos com fobias específicas apresentam medo acentuado persistente (seis meses ou mais) ou ansiedade sobre uma situação ou objeto específico.

Além disso, a situação ou o objeto quase sempre provoca imediatamente medo ou ansiedade; as pessoas evitam ativamente a situação ou o objeto; o medo ou a ansiedade é desproporcional ao perigo real; o medo, a ansiedade e/ou esquiva causam sofrimento significativo ou prejudicam muito o funcionamento social ou ocupacional.
Outras do Blog

Tags

Fobia: conheça os principais sintomas e formas de identificar, fobias, medos, ansiedade, ataques de pânico, evitação, fobias específicas, zoofobia, tratamento, DSM-5, APA, tripofobia.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?