Habilidades para a Vida: um recurso de enfrentamento saudável desde a infância - Sinopsys Editora
0

Habilidades para a Vida: um recurso de enfrentamento saudável desde a infância

29 de Maio de 2018

por Isabela Maria Freitas Ferreira


Você já ouvir falar sobre Habilidades para a Vida? Sabe como elas podem nos ajudar? 


O termo "Habilidades para a Vida" (HV) tem sua origem na publicação das diretrizes do Programa de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS). Definidas como habilidades que facilitam um comportamento adaptativo e positivo, elas possibilitam ao indivíduo lidar de forma eficaz com as demandas e desafios da vida cotidiana. A OMS as dividiu em 10 classes, são elas: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.


E agora? Você já ouviu falar em alguma delas? Vamos especificar uma a uma:

O autoconhecimento é a capacidade de conhecer nossas próprias características, nossas facilidades, dificuldades e fontes de estresse. Pode ser um pré-requisito para os relacionamentos interpessoais, pois à medida que eu me conheço melhor, facilita que eu tenha comportamentos assertivos no meu relacionamento com o outro.

As habilidades de relacionamento interpessoal auxiliam na interação com o outro de forma eficaz e positiva. Dessa maneira, englobam em construir e manter boas relações com pares e familiares, como também terminar relacionamentos de forma construtiva quando necessário.

O pensamento crítico é a capacidade de entender, analisar e comparar as informações e os eventos de maneira clara e objetiva. Adicionalmente, o pensamento criativo é a habilidade de explorar, juntamente com o auxílio do pensamento crítico, as diversas alternativas e consequências para cada situação e decisão, na tentativa de encontrar respostas e soluções mais adaptativas e flexíveis.

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, compreendo-o emocionalmente para responder às situações de forma adequada. Compreender o outro é aceitar que ele tem visões diferentes da nossa.

A resolução de problemas envolve lidar de forma construtiva e adaptativa com os problemas do cotidiano, utilizando suas capacidades pessoais e recursos do meio. Como forma de complementar, a tomada de decisão auxilia de forma construtiva na avaliação de vantagens, riscos e consequências das diferentes situações na tentativa de escolher a melhor alternativa após uma análise das possibilidades.

O manejo de emoções é a habilidade de reconhecer e conseguir expressar as emoções tanto agradáveis, como desagradáveis, bem como saber reconhecer essas emoções nos outros. Já o manejo de estresse é capacidade de discernir fontes de estresse, como elas podem nos afetar, e encontrar estratégias para enfrenta-las.

E por último, mas não menos importante a comunicação eficaz, que envolve expressar-se assertivamente, de forma verbal e não verbal, respeitando as diferentes opiniões.

Dessa forma, essas habilidades estão relacionadas com a promoção de competência psicossocial, auxiliando o indivíduo em suas próprias compreensões, e facilitando as relações, o que diretamente influencia em saúde mental e na qualidade de vida. Essas habilidades podem ser ensinadas e aprimoradas em qualquer momento da vida. No entanto, quanto mais cedo aprendidas, mais recursos de enfrentamento o indivíduo pode adquirir. Sendo assim, se desenvolvidas na infância e adolescência, podem facilitar um desenvolvimento saudável e auxiliar nas demandas da vida adulta.

Partindo dessa concepção é que surgiu a ideia de escrever livrinhos infantis sobre as HV. Juntamente com as queridas colegas Juliana Maltoni e Carmem Beatriz Neufeld as ideias foram surgindo, os personagens foram sendo criados, e aos poucos as histórias foram criando corpo, cores e vida e assim a coleção "Habilidades para a Vida" foi criada.

Essa coleção tem o objetivo de apresentar de forma lúdica as 10 classes de HV para crianças de 6 a 10 anos. Nós adultos sabemos o quanto é difícil lidar com as competências psicossociais, não é mesmo? Imagina para os nossos pequenos. Por isso a coleção foi direcionada para a leitura compartilhada, de forma que pais, educadores e/ou terapeutas podem auxiliar nesse processo de desenvolvimento e ampliação do repertório destas habilidades. A coleção é composta por 6 livros de histórias infantis, nas quais elas se interligam. Para complementar a contação de histórias os livrinhos apresentam atividades lúdicas que facilitam a aprendizagem.

Escrever essa coleção foi incrível para mim. Pois eu já tinha contato com o atendimento clínico infantil, bem como com as escritas científicas, mas não algo realmente direcionado e tão intenso para tal público. Foi um desafio prazeroso! Cada história, exemplo, atividade e até mesmo as expressões dos personagens foram planejadas com muito carinho e dedicação pelas as autoras.

Hoje recebo vários feedbacks de amigos, familiares, pacientes e alunos sobre como esses livrinhos foram bem aceitos e fizeram a diferença no processo de psicoeducação e treinamento dessas habilidades. Apesar de ser destinada ao público infantil esses feedbacks são também de adolescentes e inclusive de adultos, que afirmaram ter lido e lembrado de situações que poderiam ter respondido ou se comportado de outra forma e que a partir da leitura, estão criando novos hábitos saudáveis. Sem dúvida esses retornos me motivam a continuar o trabalho com as HV e acreditar que elas podem sim fazer diferença no dia a dia dos pequenos e grandes leitores.


Sobre a autora:

Isabela Maria Freitas Ferreira - psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Membro do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Aluna do curso especialização em Neuropsicologia do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). 

Professora de diversos cursos de pós-graduação em TCC no Brasil. Autora da coleção "Habilidades para a Vida". 

Outras do Blog

Tags

Habilidades para a Vida, saúde mental, qualidade de vida,

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?