Intervenção familiar melhora sintomas de humor em crianças e adolescentes com risco de transtorno bipolar.
16 de Outubro de 2013
Para o estudo, foram selecionados 40 crianças e adolescentes, média de idade de 12 anos, com risco de desenvolver transtorno bipolar. Os participantes tinham diagnóstico de depressão maior, ciclotimia ou transtorno bipolar não especificado por outro fator (episódios maníacos ou hipomaníacos, que não atingiram critérios para o transtorno bipolar), ou um parente de primeiro grau com o transtorno bipolar tipo I ou II.
Os participantes passaram por uma intervenção de 12 sessões com seus familiares durante 4 meses, sobre psicoeducação do humor, treino de habilidades de comunicação e solução de problemas. Os participantes apresentaram remissão dos sintomas de depressão em média na nona semana de tratamento. E melhora no resultados dos testes de uma escala para adolescentes de episódios maníacos.
Segundo os líderes do estudo, com o acompanhamento por apenas um ano fica difícil afirmar se estes participantes não irão desenvolver o transtorno bipolar. Porém, este estudo confirma a necessidade de uma intervenção precoce nestas situações para gerar melhor qualidade de vida posterior.
FONTE: Elsevier (2013, March 6). Family intervention improves mood symptoms in children and adolescents at risk for bipolar disorder. ScienceDaily. RetrievedMarch 7, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/03/130306084154.htm