Modalidade de terapia comportamental para crianças com autismo pode causar mudança na função cerebral. - Sinopsys Editora
0

Modalidade de terapia comportamental para crianças com autismo pode causar mudança na função cerebral.

04 de Março de 2013

Através de testes de ressonância magnética, pré e pós, um grupo de pesquisadores descobriu mudanças positivas na capacidade funcional do cérebro de crianças com autismo, que receberam tratamento comportamental específico para autismo.

O trabalho foi concluído no centro de estudos da infância na Universidade de Yale, lá foram conduzidos os testes de ressonância magnética. O estudo contou com a participação de um estudante de graduação da Universidade de Santa Barbara. O modelo comportamental utilizado foi o tratamento de resposta Pivotal (TRP),
desenvolvido na Universidade de Santa Barbara, por Lynn Koegel, diretor do Centro Clínico de Autismo Koegel.

Estes testes foram feitos com autistas com alto grau de funcionamento e com baixo grau de funcionamento que ainda não tinham passado pelo programa de tratamento TRP. Os testes de ressonância permitem observar que partes do cérebros são ativadas conforme o estímulo. No caso deste estudo, estímulo de comportamento social. Os testes foram feitos com duas crianças de cinco anos de idade.

Diferente de outras modalidades de tratamento, que focam em atividades específicas como o trabalho com blocos de construção, o TRP renuncia a estas tarefas e trabalha motivação, por exemplo, para que funcione em uma espécie de efeito cascata e que afete os outros sistemas.

O estudo realizado pela Yale contou com apenas dois participantes. Apesar do tamanho reduzido, Avery C. Voos, um dos líderes do projeto - estudante da Universidade de Santa Barbara - afirmou que o objetivo era de comprovar a eficácia da modalidade na mudança no processo funcional, não apenas em comportamentos aprendidos.

"O próximo passo lógico seria reaplicar este experimento com dezenas de crianças com as mesmas características que estas, para verificar a eficácia a longo prazo."
Afirmou Voos.

FONTE: University of California - Santa Barbara (2013, February 14). Behavioral therapy for children with autism can impact brain function.ScienceDaily. Retrieved February 18, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/02/130214120618.htm

Outras do Blog

Tags

Terapia, Crianças, Autismo, Função Cerebral, Ressonância magnética, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?