Movimentos escolares frequentes podem aumentar o risco de sintomas psicóticos no início da adolescência. - Sinopsys Editora
0

Movimentos escolares frequentes podem aumentar o risco de sintomas psicóticos no início da adolescência.

11 de Abril de 2014

Pesquisadores da Warwick Medical School demonstraram que mudar de escola frequentemente durante a infância pode aumentar o risco de sintomas psicóticos nos anos posteriores. O estudo, publicado na American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, descobriu que a mobilidade escolar durante a infância aumenta o risco de desenvolver sintomas psicóticos semelhantes no início da adolescência em até 60%.

Sofrer com sintomas psicóticos na juventude está fortemente associado a problemas de saúde mental na idade adulta, incluindo distúrbios psicóticos e suicídio. O professor Swaran Singh, que liderou o estudo, explicou que "mudar de escola pode ser muito estressante para os estudantes. Nosso estudo descobriu que este processo pode aumentar o risco de sintomas psicóticos - independente de outros fatores. Mas além disso, estar envolvido em bullying, às vezes, tem como consequência mudanças repetitivas de escola, o que pode exacerbar o risco para o indivíduo."

Os participantes do estudo foram entrevistados aos 12 anos de idade, para avaliar a presença de sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, incluindo interferência no pensamento, nos últimos seis meses. Descobriu-se que aqueles que haviam mudado de escola três ou mais vezes apresentam 60% mais probabilidade de exibir pelo menos um sintoma psicótico definitivo.

Os autores sugeriram que a mudança de escola muitas vezes pode levar a sentimentos de baixa autoestima e um sentimento de derrota social. Este sentimento de ser excluído da maioria também poderia acarretar consequências fisiológicas que conduzem à sensibilização do sistema dopaminérgico mesolímbico, aumentando o risco de sintomas psicóticos, como em indivíduos vulneráveis. Dr. Cath Winsper, integrante do grupo de estudo, disse: "É claro que precisamos manter a mobilidade escolar em mente ao avaliar clinicamente os jovens com distúrbios psicóticos. Ela deve ser explorada como uma questão de curso, avaliando como o impacto pode ser grave e potencialmente duradouro. Escolas devem desenvolver estratégias para ajudar esses alunos a estabelecer-se em seu novo ambiente."

FONTE: University of Warwick. (2014, February 18). Frequent school moves can increase the risk of psychotic symptoms in early adolescence. Science Daily. Retrieved February 20, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140218110525.htm

Outras do Blog

Tags

Movimentos escolares, Riscos Psicóticos, Adolescência

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?