O abuso sexual acelera a puberdade - Sinopsys Editora
0

O abuso sexual acelera a puberdade

04 de Abril de 2017

Embora seja conhecido que os maus tratos podem afetar o desenvolvimento psicológico de uma criança, a nova pesquisa da Penn State indica que o estresse do abuso pode afetar o crescimento físico e a maturação dos adolescentes também.
Jennie Noll, diretora da Child Maltreatment Solutions Network e professora de desenvolvimento humano e estudos familiares, e Idan Shalev, professora assistente de saúde biocomportamental, descobriram que as meninas que estão expostas ao abuso sexual na infância tendem a maturar fisicamente e atingir a puberdade de oito a 12 meses mais cedo do que não-abusados. Seus resultados foram publicados recentemente no Journal of Adolescent Health
"Embora a diferença de um ano possa parecer trivial no grande esquema de uma vida, esta maturação acelerada tem sido associada a consequências relativas, incluindo problemas comportamentais e de saúde mental e cânceres reprodutivos", disse Noll.
O corpo é cronometrado para que as mudanças físicas e de desenvolvimento ocorram em sincronia, assegurando que o corpo mude fisicamente, de forma adequada as mudanças psicológicas para lidar com contextos maduros. "Situações de alto estresse, como o abuso sexual na infância, podem levar ao aumento dos hormônios do estresse que iniciam a puberdade antes de sua linha de tempo biológica padrão", explicou Noll. "Quando a maturação física ultrapassa o crescimento psicossocial desta forma, o desfasamento no tempo é conhecido como inadaptação".
No passado, houve estudos ligando vagamente o abuso sexual à má adaptação e à maturação acelerada, mas o trabalho longitudinal concluído por Noll e sua equipe foi o mais conclusivo e aprofundado até hoje, começando em 1987 e seguindo os sujeitos ao longo de cada estágio de puberdade.
Controlando por raça, etnia, maquiagem familiar, obesidade, status socioeconômico e experiências traumáticas não sexuais, os pesquisadores compararam as trajetórias pubescentes de 84 mulheres com história de abuso sexual e 89 de suas contrapartes não abusadas. Trabalhando em estreita colaboração com enfermeiras e Child Protective Services, os sujeitos foram rastreados desde a pré-puberdade até a maturidade total com base em um sistema conhecido como estadiamento de Tanner.
Tanner estadiamento é um índice numérico de classificações que corresponde com a progressão física da puberdade. Os investigadores do estudo centraram-se no desenvolvimento do peito e do pelo pubiano como dois marcadores separados da milha para a mudança da puberdade. Os indivíduos foram colocados em algum lugar de um (pré-púberes) a cinco (maturidade total) no índice de Tanner e seu número de Tanner e idade foram mapeados e registrados ao longo do tempo.
"Nós descobrimos que as mulheres jovens com histórias de abuso sexual eram muito mais propensas a transição para estágios mais altos da puberdade um ano antes de suas contrapartes não abusadas quando se tratava de crescimento de pêlos pubianos, e um total de oito meses antes no que diz respeito ao desenvolvimento mamário" Noll afirmou. "Devido ao aumento da exposição aos estrogénios durante um período de tempo mais longo, o desenvolvimento físico prematuro, isso tem sido associado ao cancer da mama e ovário. Além disso, a puberdade precoce é visto como um potencial contribuinte para aumentar as taxas de depressão, abuso de substâncias, risco sexual e gravidez na adolescência. "
Os pesquisadores acreditam que foram capazes de excluir com precisão outras variáveis que podem ter ajudado na puberdade acelerada, identificando o abuso sexual infantil e os hormônios do estresse associados a ele como uma causa para a maturação precoce em meninas jovens. Suas descobertas se somam ao corpo de trabalho destacando o papel do estresse na puberdade, e é a esperança de que a pesquisa conduzirá ao aumento de cuidados preventivos e ajuda psicossocial para as mulheres jovens enfrentam os efeitos da maturação precoce.

Referência: Megan K. Maas, Jennie G. Noll. A Person-Centered Approach to Online Sexual Experiences of Female Adolescents: The Role of Maltreatment. Journal of Adolescent Health, 2017; 60 (2): S22 DOI: 10.1016/j.jadohealth.2016.10.062
Outras do Blog

Tags

Abuso, Adolescência, Puberdade,Abuso Infantil, Maturação Acelerada, Maturação Física

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?