O medo, a segurança e o papel do sono no TEPT humano: o sono REM fragmentado pode dificultar a eficácia do tratamento. - Sinopsys Editora
0

O medo, a segurança e o papel do sono no TEPT humano: o sono REM fragmentado pode dificultar a eficácia do tratamento

30 de Dezembro de 2014

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego School of Medicine e Veterans Affairs San Diego Healthcare System relatam que a eficácia do tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode depender significativamente da qualidade do sono. "Eu acho que esses resultados nos ajudam a entender por que os distúrbios do sono e pesadelos são sintomas tão significantes no TEPT", disse Sean PA Drummond, PhD, professor de psiquiatria e diretor do Programa de Medicina Comportamental do Sono do Sistema de Saúde VA San Diego.

"Nosso estudo sugere que o mecanismo fisiológico responsável pelas dificuldades do sono pode ajudar a manter o TEPT", diz ele. "A sugestão é que devemos tentar o tratamento do sono antes de tratar os sintomas diurnos do TEPT e ver se aqueles que estão dormindo melhor têm um maior benefício quando começam a terapia de exposição." 

TEPT é uma condição de saúde mental muitas vezes difícil de tratar, desencadeada por um acontecimento traumático. É frequentemente associado com pessoas que tenham servido em zonas de guerra e é caracterizado por ansiedade severa, flashbacks, pesadelos e pensamentos incontroláveis, muitas vezes com medo. A pesquisa mostrou que o condicionamento do medo, considerado um modelo animal de TEPT, resulta em interrupção do movimento rápido dos olhos dos animais (REM) - períodos mais profundos, sono cheio de sonhos. O condicionamento do medo é uma forma de aprendizagem em que o animal é treinado para associar um estímulo aversivo, como um choque elétrico, com um estímulo neutro, como um tom ou bipe. 

Drummond e colegas investigaram o impacto do medo condicionado - e uma outra forma de treinamento comportamental chamado de sinal de segurança da aprendizagem - em consequência do sono REM humano, usando 42 voluntários saudáveis testados ao longo de três dias e noites consecutivas. Sinais de segurança são sinais que predizem a não ocorrência de um evento aversivo aprendido. 

"Examinamos a relação entre o sono REM e a capacidade de aprender e consolidar a memória para estímulos que representam ameaças e que representam segurança", disse Drummond. "No TEPT, os seres humanos aprendem a associar ameaça com um estímulo que costumava ser neutro ou até mesmo agradável. Frequentemente, esse medo generaliza para que eles tenham dificuldade em aprender que outros estímulos são seguros. Por exemplo, uma oficial da Marinha dos EUA no Iraque pode sofrer um trauma se uma bomba escondida explodir no lixo que estava do lado da estrada em que estava passando. Quando ela chega em casa, ela deve aprender que o lixo do lado da estrada não representa uma ameaça - é um estímulo seguro -, mas pode ser difícil para ela."

Os pesquisadores descobriram que o aumento da sinalização de segurança foi associado ao aumento da consolidação do sono REM durante a noite e que a qualidade do sono REM durante a noite foi relacionada à forma como voluntários conseguiram condicionar o medo. Drummond disse que estímulos que representam a segurança aumentam o sono REM em humanos e que isso "ajuda os seres humanos a distinguir estímulos ameaçadores de estímulos seguros no dia seguinte. Assim, apesar dos estudos em animais com foco em aprender e desaprender uma ameaça, nosso estudo mostrou que o sono REM em seres humanos está mais relacionado a aprender e lembrar segurança".

Ele observou, no entanto, que os resultados não são conclusivos. Não há estudos com animais comparáveis, por exemplo, em que tenha sido examinada a relação entre a segurança e o sono REM. Entretanto, os resultados incentivam uma investigação mais aprofundada em populações com TEPT onde o medo, a segurança e o sono são preocupações correntes, como entre militares veteranos e outros.

"Uma porcentagem muito grande de missões no Iraque e no Afeganistão foi à noite", disse Drummond, que também é diretor adjunto do Programa de Psicoterapia para Transtornos de Comportamento no Sistema de Saúde para Veteranos de San Diego. "Então, os soldados aprenderam que a noite era um momento de perigo. Quando eles chegam em casa, eles têm dificuldade em aprender que a noite aqui é um tempo para relaxar e ir dormir."

FONTE: University of California, San Diego Health Sciences. (2014, August 27). Fear, safety and the role of sleep in human PTSD: Fragmented REM sleep may hinder effective treatment. ScienceDaily. Retrieved September 3, 2014 from http://www.sciencedaily.com/releases/2014/08/140827090138.htm


Outras do Blog

Tags

Medo, Segurança, Sono, TEPT, Eficácia, Transtorno, Saúde mental, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?