O que leva você para o Facebook? Notícias? Jogos? Feedback sobre as suas mensagens? A chance de conhecer novos amigos?
25 de Abril de 2016
Se algum desses fizer sentido, você pode ter uma dependência de Facebook. Mas isso não é necessariamente uma coisa ruim, diz Amber Ferris, professora assistente de comunicação na Faculdade Wayne da Universidade de Akron. Ferris, que estuda as tendências dos usuários do Facebook, diz que quanto mais as pessoas o usam para cumprir seus objetivos, mais dependentes dele se tornam. Ela explica que a dependência não é equivalente a um vício. Em vez disso, a razão pela qual as pessoas usam o Facebook determina o nível de dependência que elas têm da rede social. O estudo descobriu que aqueles que o usam para conhecer novas pessoas eram os mais dependentes, de maneira geral.
Para identificar os fatores de dependência, Ferris e Erin Hollenbaugh, professora de estudos da comunicação na Universidade Kent State de Stark, estudaram 301 usuários de Facebook entre 18 e 68 anos que postam no site pelo menos uma vez por mês. Elas descobriram que as pessoas que percebem o Facebook como útil para obter melhor compreensão de si mesmas vão para o site para conhecer novas pessoas e para chamar a atenção dos outros. Além disso, as pessoas que usam o Facebook para obter uma compreensão mais profunda de si mesmas tendem a ter personalidades agradáveis, mas possuem autoestima mais baixa que outros.
"Eles postam que foram à academia. Talvez compartilhem um post expressando uma certa posição política ou desafio pessoal que estão enfrentando. Eles contam com o feedback de amigos do Facebook para entenderem melhor a si mesmos", diz Ferris. Ela explica que alguns usuários observam como os outros lidam com problemas e situações semelhantes aos que estão vivendo e "obtêm ideias sobre como abordar os outros em momentos importantes e difíceis."
Ferris e Hollenbaugh apresentaram "Uma Abordagem de Usos e Gratificações para explorar Antecedentes de Dependência do Facebook" na conferência da Associação Nacional de Comunicação em Las Vegas, em novembro. Elas dizem que outros sinais de dependência do Facebook apontam para as necessidades dos utilizadores por informação ou entretenimento. Em outras palavras, o usuário conhece o evento local previsto para o fim de semana graças ao Facebook.
Em seus estudos anteriores, "Facebook Autorrevelação: Examinando o Papel de Traços, Coesão Social e Motivos" (2014) e "Indicadores de Honestidade, Intenção e Utilidade de Facebook Autorrevelação" (2015), publicados no jornal Computadores no Comportamento Humano, Ferris e Hollenbaugh também descobriram traços de personalidade comuns entre tipos específicos de usuários do Facebook. Por exemplo, pessoas que usam o Facebook para estabelecer novas relações tendem a ser extrovertidas. Os extrovertidos são mais abertos a compartilhar suas informações pessoais on-line, mas nem sempre são honestos em suas revelações, diz Ferris.
As mensagens mais positivas on-line vêm daqueles que têm autoestima elevada, de acordo com Ferris. "Aqueles que postam mais e que são os mais positivos em suas postagens tendem a fazê-lo para ficarem conectados com pessoas que já conhecem e para ganhar a atenção dos outros", diz Ferris. "Isso faz muito sentido - se você está feliz com sua vida, é mais propenso a querer compartilhar essa felicidade com os outros na rede social."
Referências: Universidade de Akron. (2015, 22 de dezembro). Você está dependente do Facebook? Novos resultados do estudo revelam as tendências dos usuários. ScienceDaily. Retirado 15 de janeiro, 2016 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/12/151222163425.htm