O uso de "Perfeita? SQN - Uma fábula para lá de Real" em sala de aula - Sinopsys Editora
0

O uso de `Perfeita? SQN - Uma Fábula para Lá de Real` em sala de aula

02 de Maio de 2018


por Ronit Mazer Sauerman

Sabemos que as amizades e o pertencimento ao grupo são necessidades primordiais dos pré-adolescentes e adolescentes. Ser querido, ser visto, ser considerado, convidado, incluído. Ter suas fotos ou posts visualizados por muitas pessoas, receber muitos comentários nas redes sociais, como é bom! Recebo no consultório muitos jovens insatisfeitos com suas amizades, que querem se tornar "populares" nos seus grupos. Porém, o foco exagerado em agradar os outros, em se sobressair, muitas vezes abafa e limita a percepção de si mesmos, de suas qualidades e de suas, vamos dizer assim... oportunidades de desenvolvimento.

A partir da observação dessa realidade, e do atendimento clínico realizado com esses jovens, nasceu o livro "Perfeita... SQN - Uma Fábula para Lá de Real". A ideia inicial era proporcionar aos terapeutas mais um instrumento para trabalharem temas como amizade, empatia, autoaceitação, respeito e tolerância às diferenças, e também com as dificuldades de relacionamento/pertencimento que aparecem no meio escolar, mostrando caminhos para os pais, a escola e os alunos. 

Passados 6 meses do lançamento do livro (outubro/2017), tenho recebido retornos muito bonitos não apenas de terapeutas, mas de jovens leitores, de leitores adultos que se identificam com a história e reconhecem nela aspectos de sua juventude, e de professores/educadores que encontraram no livro possibilidades criativas para trabalhar temas fundamentais com seus alunos. 

Recentemente recebi o relato, com fotos e video do trabalho realizado pela educadora Paula Belmino, do Rio Grande do Norte, que trabalhou o livro com a sua turma do 3º ano do ensino fundamental. Com a autorização dela e com muita alegria, compartilho essa beleza com vocês. 

E você, gostaria de me contar sobre seu trabalho com o livro? Mande um em-mail para ronitmazer@hotmail.com ou fale comigo no Instagram @livrinhos_da_ronit. Um abraço!




Ao mostrar o início da história para as crianças, elas até achavam que seria a história da Bela Adormecida, mas após a leitura do livro, puderam perceber-se como personagens da vida real que enfrenta o mesmo que essa princesa vivenciou, e pudemos conversar sobre sentimentos e sensações. 

As crianças encenaram a história, conversamos sobre respeito às diferenças, interpretação oral, desenhos e depois eles fizeram coroas usando papel e lápis de cor e canetinhas Cis Escolar. Teve participação de todos, os que gostam mais de se expressar encenaram, outros deram sua contribuição, e enchemos o quintal da escola de princesas, fadas, rei e rainha, para servir de cenário para o dia da comemoração do nascimento da princesa e da festa no baile.

Estamos trabalhando o ler e o escrever inspirando-se em contos de fadas, partindo do que eles já conhecem para trabalhar ainda além do letramento o saber conviver, o desenvolver valores e atitudes, o saber se relacionar melhor e ser mais feliz.

Houve muita aprendizagem, e para além de conceitos e habilidades os alunos poder desenvolver a autoestima e a capacidade de convivência, saber ser empata e viver em grupo, usando a fantasia dos contos de fadas para compreender a realidade e transformá-la.

O livro Perfeita SQN, uma fábula para lá de real foi escrito por Ronit Mazer Sauerman e publicado pela Editora Sinopsys para ajudar as crianças e adolescentes, pais e educadores a se perceber e se gostar e ajudar o outro a enfrentar suas próprias necessidades e conflitos. Ronit é psicóloga clínica com especialização em Terapia Cognitivo-comportamental da infância e adolescência.


Poesia inspirada no livro Perfeita... SQN Uma Fábula pra Lá de Real
escrita por Paula Belmino em conjunto com seus alunos

Uma princesa nasceu
Das fadas
muitos presentes recebeu
Muitas qualidades
Inteligência, bondade
Beleza e habilidades
Para ser perfeita em tudo
Mas uma das fadas
Não foi convidada
E de surpresa surgiu
Trazendo uma maldição
Ao completar dez anos de idade
A princesa seria por todos, desprezada
Era sua condição!
A fada metida, chata e má
chegou como um raio no salão
trazendo feito fumaça,
tosse e confusão.
O reino parou pra estudar
O que fazer pra não ver
sua princesa sofrer?
Uma das fadas que chegou atrasada
Deu a eles a solução:
Empatia, diálogo, saber ter assertividade
Para os conflitos resolver.
Aos dez anos começou mesmo os problemas
a princesa era o máximo
em tudo perfeita SQN
quando precisava dizer algo magoava
não tinha papas na língua
causava agressão
se achava a mais bela, sabe tudo, em tudo era a melhor
causando inveja
os amigos lhe deixaram só
olha que situação!
E assim no reino os pais da princesa
buscando ajuda
davam limites, um conselho e amor
ensinava a princesa a se dispor
e aos outros ajudar
saber falar sem magoar
e o feitiço quebrar.
E a princesa que seria perfeita
Também aprendeu a se enxergar
E ver que todos nós
temos defeitos e qualidades
O mundo seria bobo se tudo fosse igual!
E assim a princesa cresceu
Perfeita SQN
É melhor ser diferente, singular
mas saber viver no plural
e a todos respeitar!
Outras do Blog

Tags

docência, sala de aula, pré-adolescência, adolescência, Ronit Mazer Sauerman, psicologia, tcc

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?