Os circuitos cerebrais no transtorno bipolar - Sinopsys Editora

0

Os circuitos cerebrais no transtorno bipolar

15 de Setembro de 2015

O transtorno bipolar é um grave transtorno de humor, caracterizado por alte-rações de humor imprevisíveis e dramáticas entre os altos e baixos de mania e de-pressão. Estes episódios de humor ocorrem entre períodos de "estado de humor espe-rado", denominado Eutimia. Anteriormente, investigações mostraram claramente que a emoção do circuito do cérebro está desregulada em indivíduos com diagnóstico de transtorno bipolar. Pensa-se que estas perturbações prejudicam a capacidade de con-trolar a emoção e, consequentemente, contribuem para os episódios de humor.
Dando continuidade a essa linha de pesquisa, a revista Biological Psychia-try relata os resultados de um estudo realizado por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Indiana. Estes pesquisadores utilizaram ressonância magnética funci-onal (fMRI) para investigar que áreas do cérebro mostraram ativação anormal, à me-dida que os pacientes em diferentes fases de humor do transtorno bipolar tentavam controlar sua resposta a material emocional e não emocional.
Isto permitiu-lhes analisar os padrões de ativação cerebral com base no estado de espírito do paciente (maníaco, deprimido ou eutímico) e tipo de estímulo (emoção versus sem emoção, feliz versus triste). Em função dos efeitos da medicação sobre a ativação do cérebro - observados em alguns estudos -, os pesquisadores recrutaram apenas voluntários não medicados.
Eles descobriram que pacientes deprimidos bipolares ativaram anormalmente áreas do cérebro quando tiveram que reter respostas para rostos tristes. Pacientes maníacos, por outro lado, tinham ativação anormal independentemente do esforço em reter resposta a rostos tristes, rostos felizes ou material não-emocional. Mesmo os indivíduos bipolares eutímicos mostraram ativação anormal de áreas corticais do cé-rebro, enquanto retiam as respostas aos rostos emocionais. Estes resultados sugerem que disfunções de circuito distintas podem contribuir para diferentes características da desregulação da emoção no transtorno bipolar. O Professor e autor Dr. Amit Anand disse: "Este estudo fornece informações importantes sobre áreas cerebrais que podem ser importantes no controle da resposta ao material emocional e às anormalidades funcionais nestas áreas em transtornos de humor."

O Dr. John Krystal, editor da Biological Psychiatry, disse: "Essas descobertas podem ter implicações para o refinamento de tratamentos baseados em circuitos para o transtorno bipolar, incluindo neuroestimulação e psicoterapia."
FONTE: Elsevier. (2013, 14 de janeiro). How do happiness and sadness circuits contrib-ute to bipolar disorder?. Science Daily . Acessado 07 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130114092525.htm

Outras do Blog

Tags

Transtornos, Transtorno bipolar, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69