Oscar 2020: 3 filmes para aprender a observar e analisar perfis - Sinopsys Editora
0

Oscar 2020: 3 filmes para aprender a observar e analisar perfis

06 de Fevereiro de 2020

por Jucieli Oliveira Gomes (CRP 07-27005)

Psicóloga Técnica da Sinopsys Editora


Para quem atua na área da Psicologia, assistir a filmes pode ser uma ótima oportunidade de aprender a observar, perceber detalhes das personagens, suas características de personalidade e como todo o ambiente e as outras pessoas acabam por interferir no desfecho de uma história. Essa prática é tão importante que, durante a faculdade, muitos professores pedem, em diferentes disciplinas, para depois promover debates e trocas sobre a situação, levantar hipóteses, mostrar o que o aluno não percebeu e, até mesmo, aprender com a percepção dos alunos.

Depois que aprendemos a "arte de observar" passamos a entender as atitudes do sujeito não somente pela sua situação atual, mas pela sua construção ao longo da vida, pela influência que diferentes fatores tiveram nas suas decisões do que fazer, como agir e, também como, muitas vezes, as pessoas constroem para si uma situação desagradável "sem querer" mas, ao mesmo tempo, baseado em seus valores construídos no passado.

Você já percebeu que, entre os indicados ao Oscar 2020, temos tramas maravilhosas que podem ser apreciadas e analisadas por estudantes observadores e qualquer pessoa que goste de assistir a filmes buscando conhecer o perfil psicológico das personagens. 

Selecionei três filmes da lista dos indicados para apontar alguns detalhes que podem ser observados - sem spoilers, ok?


O filme Adoráveis mulheres conta a história de quatro irmãs que estão passando da adolescência para a vida adulta em um período de guerra. Vivendo em uma sociedade em que os padrões sociais, éticos e morais são bem mais rígidos para as mulheres, podemos observar e analisar o perfil de cada uma e como elas têm condutas opostas em uma mesma situação, mesmo vivendo em um mesmo ambiente e com a "mesma orientação".


Ah, o Coringa... Sobre ele eu poderia escrever vários textos falando sobre o perfil psicológico do personagem. Mas como aqui não tem spoiler, sugiro que você assista observando a construção que levou o homem Arthur Fleck a se tornar o "Coringa": o sofrimento, os acontecimentos que provavelmente levaram ao seu transtorno mental, como este transtorno o ajudou a lidar com os sentimentos e o momento em que tudo que ele construiu se desmorona. Este filme me causou um misto de emoções, especialmente por mostrar relações abusivas que, infelizmente, não são uma realidade apenas nos filmes.


1917 nos permite levantar hipóteses sobre o que leva o jovem soldado William Schofield a seguir em sua missão na Primeira Guerra Mundial. Seja a vontade de voltar para casa ou seu senso de responsabilidade pela pátria, considerando o sofrimento que o rapaz tem nesta situação, seria possível ele desistir da missão?



Acredito que esses três filmes são um bom começo para você que deseja aprender, treinar e desenvolver a "arte de observar". São três filmes que não podem ser assistidos apenas uma vez, pois cada vez que assistimos, percebemos algo diferente e importante para a construção do perfil do personagem e da história contada. E sempre devemos lembrar: todos estes elementos da narrativa são estudados e construídos para que possamos nos entreter e refletir.

Prepare a pipoca e comece a sessão!

Outras do Blog

Tags

Filmes; Oscar 2020; Personalidade; Psicologia

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?