Pais que induzem a culpa causam mais estresse aos filhos.
11 de Novembro de 2013
Estudo realizado na Finlândia demonstrou que pais que procuram induzir a culpa nos filhos pelos atos que cometeram faz com que as crianças se sintam mais estressadas. Estes sintomas podem permanecer até um dia após a situação e podem ocorrer concomitantemente com sintomas de raiva também.
Através deste comportamento, induzir a culpa nas crianças, os pais tentam impactar as crianças por meios psicológicos ao invés de explicar os limites que elas deveriam ter. Um exemplo destas estratégias dos pais é repetir para os filhos o quanto eles se esforçam ou o quanto eles estão os deixando tristes ou estressados. Estas estratégias são frequentemente utilizadas por pais que realmente estão estressados e exaustos por sua rotina.
Um dos resultados do estudo foi que tanto o pai quanto a mãe, ao utilizarem estas estratégias, deixavam as crianças estressadas e possivelmente com raiva. Porém, o papel do pai nestas situações era mais importante.O estudo foi realizado com aproximadamente 150 crianças, seus pais e professores através de um estudo de follow up durante o primeiro ano escolar. O estudo foi liderado pela pesquisadora Kaisa Aunola, da Universidade de Jyväskylä, Finlândia.
FONTE: Suomen Akatemia (Academy of Finland) (2013, March 22). Parent induces guilt, child shows distress. ScienceDaily. Retrieved March 28, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/03/130322090748.htm