Particularidades da terapia do esquema com crianças e adolescentes. - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
Particularidades da terapia do esquema com crianças e adolescentes

Particularidades da terapia do esquema com crianças e adolescentes

24 de Novembro de 2021


Embora a TE voltada ao público infanto-juvenil tenha os mesmos princípios básicos do tratamento com os adultos, os aspectos relacionados ao desenvolvimento afetivo, cognitivo, emocional, social e moral exigem adaptações técnicas que respeitem as especificidades de cada faixa etária, como o desenvolvimento cognitivo.

É essencial que o profissional da saúde também considere o fato de que esses pacientes geralmente não iniciam o processo terapêutico por vontade própria, mas são levados ao psicólogo por algum problema que nem sempre percebem como desadaptado.

Muitas vezes são encaminhados à terapia porque seus comportamentos prejudicam o funcionamento de determinada instituição, como a família ou a escola, por exemplo. Além disso, eles não têm o controle sobre o início e/ou término do processo terapêutico.

Devido ao fato de que crianças e adolescentes têm pouco ou nenhum controle sobre seu tratamento, cabe ao terapeuta motivar ao máximo o envolvimento do indivíduo com a terapia.


DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREVENÇÃO


O valor de se promover cognições adaptadas na infância e adolescência é inestimável, pois o bom desenvolvimento afetivo-cognitivo é um fator protetivo importante. Por sua vez, crenças desadaptativas mantidas desde cedo tornam-se fatores predisponentes de vários transtornos mentais ao longo de todo ciclo vital da pessoa.

Por isso, o uso da terapia do esquema com crianças e adolescentes tem sido cada vez mais valorizada especialmente no âmbito dos diagnósticos precoces, visando tratamentos mais eficazes, e da prevenção de distúrbios psicológicos na vida adulta.

As intervenções da TE atuam sobre as raízes dos esquemas desadaptativos normalmente resultantes de necessidades emocionais universais não atendidas na infância e que levam a padrões de comportamento disfuncionais ou autodestrutivos.

Sendo assim, o terapeuta busca identificar quais são as dificuldades vivenciadas naquele momento pelo indivíduo, eventos anteriores importantes, qual a percepção que tem de si mesmo e do outro. Crenças, estratégias de recompensa e expectativas da família também têm relevância no tratamento.


ESCOLA ALEMÃ


A escola alemã tem contribuído significativamente na terapia do esquema com crianças e adolescentes.

Nessa visão, o que torna a TE atraente é a combinação de um modelo de desenvolvimento baseado na interação entre ambiente e genética com um arsenal interventivo que se baseia em técnicas cognitivas, comportamentais e vivenciais que visam melhorar a qualidade relacional dos pacientes e também entre pais e filhos.


COACHING


Há uma ênfase em todas as publicações da escola alemã sobre a necessidade da colaboração dos pais ou outros responsáveis na terapia do esquema com crianças e adolescentes.

O objetivo da mesma é similar ao processo de coaching, nesse caso, chamado de coaching de esquemas.

Consiste em ensinar cuidadores e educadores a reconhecerem as necessidades emocionais das crianças e dos adolescentes e a intervirem nos comportamentos inadequados causados pelos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs), ajudando-os a satisfazerem suas necessidades adequadamente e organizando seu mundo de maneira mais saudável.

Esse treinamento é fundamental para que o terapeuta destaque a importância da estabilidade dos adultos para que a garotada tenha segurança nos vínculos.

O profissional deve estimular, por exemplo, que pais e filhos tenham momentos felizes e de lazer, mostrando a eles que é correto se divertir e ser espontâneo.

Também cabe ao terapeuta fazer com que os cuidadores realmente possam expressar interesse empático e verdadeiro na expressão das emoções das crianças e dos adolescentes, o que ajuda na expressão e compreensão dos sentimentos.

Terapia do esquema
Outras do Blog

Tags

Terapia do esquema, TE, crenças desadaptativas, esquemas iniciais desadaptativos, EIDs, desenvolvimento da personalidade, modos, intransigência, comportamentos disfuncionais ou autodestrutivos.

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69