Pela construção de uma cultura da saúde mental - Sinopsys Editora
0
Pela construção de uma cultura da saúde mental

Pela construção de uma cultura da saúde mental

25 de Janeiro de 2024

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental. Criado em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, busca chamar a atenção da sociedade, das instituições e autoridades para as demandas sobre o tema.


A escolha do janeiro está relacionada ao fato de que o primeiro mês do ano inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, suas relações, dos sentidos que possuem, dos seus passados e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Trata-se de uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem.


Já a escolha do branco tem a ver com o fato de simbolicamente representar folhas ou telas em branco sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças a serem concretizados.



Família


E a saúde mental propagada pelo Janeiro Branco precisa começar a ser estimulada desde cedo dentro de casa, na família, o primeiro espaço social das pessoas.


Antes mesmo de frequentar uma escola ou conhecer seu papel de cidadã, a criança, por meio da família, entra em contato com outras pessoas que compõem seu ambiente de crescimento, além de conhecer regras e aspectos da cultura.


É na família que, provavelmente, ela aprenderá a se comunicar, ouvir e interagir com os demais, além de si mesma, que compartilham o mesmo espaço afetivo e ali constroem vínculos.


O afeto, favorecido pela convivência, impactará o desenvolvimento de outros fatores, como o intelectual e o emocional, até a fase adulta.



Recomendações


A saúde mental também precisa ser estimulada e buscada em todas as outras fases do ciclo de vida das pessoas e nos mais diferentes ambientes, como no meio acadêmico, no trabalho e no convívio social.


Entre as recomendações para o enfrentamento dos desafios da saúde mental no dia a dia, constam reconhecer e acolher receios e medos, procurando outras pessoas de confiança para conversar.


Também é importante retomar estratégias e ferramentas de cuidado que tenham sido usadas em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional.


Investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo, como meditação, leitura, exercícios de respiração e artesanato, são outras importantes ações.


Mais uma recomendação é estimular ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social, como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário.


Ainda é fundamental manter ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas.


Evitar o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções é outra orientação, assim como buscar um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para a estabilização emocional.


Leitura


Um dos livros que contribuem para a disseminação da cultura da saúde mental é ‘Práticas psicossociais em saúde mental: da diversidade teórica ao encontro das atuações’, de autoria do psicólogo Paulo Eduardo Benzoni e publicado pela Sinopsys Editora.


Com diversas orientações teóricas e contextos práticos, proporciona um panorama da amplitude de atuação da psicologia como ciência aplicada à profissão, reunindo os fazeres no campo da saúde, psiquiatria, escolas, clínica e instituições.


Em sua primeira parte, apresenta práticas psicológicas voltadas à infância e à adolescência, fases estruturantes do indivíduo; na segunda parte, traz práticas voltadas ao adulto de apoio ao sofrimento humano quando estabelecido.


Mais do que proposições teóricas, os capítulos trazem reflexões do exercício cotidiano da profissão de psicólogo embasadas e discutidas por princípios teóricos.


Tratando trauma com a terapia comportamental dialética: protocolo de exposição prolongada em DBT



Outras do Blog

Tags

Janeiro Branco, saúde mental, cultura de saúde mental, regulação emocional, emoções, reflexões, ciclos, mudanças, práticas psicossociais

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?