Pesquisa demonstra relação entre doença psíquica e violência doméstica.
07 de Janeiro de 2013
Estudo feito por cientistas do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres,em parceira com a Universidade de Bristol, no Reino Unido, revela que pessoas com transtornos mentais podem estar mais propensas a sofrer violência doméstica. O estudo revisou 41 estudos com homens e mulheres em todo mundo.
A pesquisa foi publicada na revista "PLoS One" e, segundo os autores, este é o primeiro estudo que amplia para homens e mulheres e a outras comorbidades, como esquizofrenia, bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo e distúrbios alimentares. Anteriormente as pesquisas haviam sido centradas na depressão.
Um dos resultados encontrados no estudo foi que em comparação com mulheres sadias, aquelas que tinham depressão tinham 2,5 vezes a mais de chances de sofrer violência doméstica, prevalência de 45,8%. Aquelas que apresentavam sintomas de ansiedade tinham 3,5 vezes mais probabilidade de sofrer maus-tratos (prevalência de 27,6%).
A professora Louise Howard alerta que estes resultados são uma via de mão dupla, pois sofrer violência doméstica pode levar a pessoa a desenvolver algum transtorno mental, assim como pessoas com transtorno mental são mais suscetíveis a sofrer com este tipo de violência.
Em todo o mundo, a prevalência da violência física ou sexual em mulheres varia de 15% a 71%. No Reino Unido, a Pesquisa Britânica sobre o Crime de 2010/11 apontou que 27% das mulheres e 17% dos homens do país sofriam abuso por parte dos parceiros ao longo da vida - e elas viam essa situação se repetir com mais frequência.
FONTE: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/estudo-liga-doenca-psiquica-maior-risco-de-sofrer-violencia-domestica.html