Pesquisa tenta desvendar `efeito Placebo`.
19 de Setembro de 2012
Evidências obtidas por simulador virtual revela como funciona o "efeito placebo" no corpo humano. Placebo é um remédio falso que em determinados momentos funciona como o verdadeiro.
O estudo conduzido por Peter Trimmer da Universidade de Bristol, Grã-Bretanha, indicou que a reação ocorre devido a um gatilho do sistema imunológico, de cunho evolutivo, que funciona como um "interruptor" que é controlado pela mente.
A pesquisa teve inicio quando Trimmer e sua equipe descobriram que há em outras espécies um sistema similar. No estudo foram utilizados hamsters siberianos, que possuem maior capacidade imunológica no verão do que no inverno. Ao simularem o ambiente com a iluminação parecida com o inverno o hamster tem sua capacidade imunológica diminuída.
Segundo Trimmer, o sistema imunológico exige muito esforço do corpo. Portanto o corpo faz uma "avaliação" da situação para saber se é o momento adequado de ativa-lo. Esse mecanismo tem ajudado os seres humanos a evoluírem.
Por exemplo, ao quebrar o pé o sistema imunológico põe todos os seus esforços voltados à cura. Porém se você está sendo perseguido por um leão é melhor não concentrar seus esforços na cura e sim na fuga.
Mas não podemos afirmar que nos seres humanos este seja o único motivo para o efeito placebo. O quanto a pessoa acredita que este remédio irá lhe ajudar também influencia no mecanismo.