Programa de modificação atencional pode ser solução para problemas alimentares. - Sinopsys Editora

0

Programa de modificação atencional pode ser solução para problemas alimentares.

02 de Abril de 2014

Entre os vários fatores que podem causar a obesidade, um deles pode ser uma resposta cognitiva ou comportamental anormal a estímulos alimentares. O cérebro torna-se destinado a buscar - e esperar - maiores recompensas de comida, o que leva a excessos prejudiciais.

Programas de modificação de atenção, que treinam uma pessoa a ignorar ou desprezar pistas ou gatilhos problemáticos específicos, têm sido utilizados de forma eficaz para o tratamento de casos de ansiedade e abuso de substâncias. Em um estudo publicado na revista Appetite, Kerri Boutelle, PhD, professora de pediatria e psiquiatria da Universidade da Califórnia, na San Diego School of Medicine, e colegas relatam o uso de uma sessão única de modificação atencional para diminuir excessos em crianças obesas.

"Viés atencional é um fenômeno psicológico de longo estudo", disse Boutelle. "Viés atencional à alimentação significa que o alimento prende a atenção de uma pessoa. Se duas pessoas estavam em um quarto com batata frita na mesa, a pessoa com viés atencional estaria prestando a atenção, talvez olhando, os chips. A pessoa sem o viés realmente não iria notar ou prestar atenção a eles. Acreditamos que há um grupo de pessoas que são inerentemente sensíveis aos alimentos e, ao longo do tempo, comer em resposta a prestar atenção à comida faz com que prestem ainda mais atenção. É baseado no condicionamento pavloviano."

A obesidade nos Estados Unidos é um problema bem documentado, com mais de um terço dos adultos norte-americanos considerados obesos. A obesidade infantil é igualmente alarmante, com uma estimativa de um terço das crianças americanas (4 a 5 milhões de indivíduos) com excesso de peso ou obesas. Estas crianças estão em maior risco para a doença cardiovascular, câncer, problemas ortopédicos e endócrinos e mais propensas a morrer mais cedo. Boutelle e colegas investigaram se o treinamento de modificação de atenção pode ser outra maneira de tratar o comer problemático e a obesidade em crianças. Em um estudo piloto, eles recrutaram 24 crianças com sobrepeso e obesidade entre as idades de 8 e 12 e as dividiram em dois grupos.

Um grupo foi submetido a um programa de modificação de atenção (AMP), em que as crianças assistiram a pares de palavras piscando rapidamente em uma tela de computador. Uma delas era uma palavra de alimentos, tais como "bolo"; outra era uma palavra de não-alimentos, como "mesa". Após as palavras aparecerem e desaparecerem, uma carta aparece na tela no lugar de uma das palavras. A criança então precisa imediatamente pressionar o botão esquerdo ou direito associado à localização da carta. "O AMP treina a atenção para longe de palavras de alimentos, pois a carta sempre aparece no lugar da palavra de não-alimentos, enquanto no outro grupo a condição de atenção treinada foi dividida com a letra aparecendo metade do tempo no local da palavra de comida e metade na localização da palavra de não-alimentos."

Os dois programas de computador afetaram diferencialmente a alimentação nas crianças com excesso de peso depois de apenas uma sessão de treinamento. "É surpreendente encontrar diferenças na alimentação depois de apenas um programa de treinamento", disse Boutelle. "Mas é encorajador, porque sugere que um programa mais longo pode ter um efeito maior."

FONTE: University of California, San Diego Health Sciences. (2014, February 14). Child Obesity: Using attention modification program to decrease overeating in obese children. Science Daily. Retrieved February 20, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140214203849.htm

Outras do Blog

Tags

Modificações alimentares, Excesso na infância, Problemas alimentares, Cognitivo-comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69