Psicoeducação e a reestruturação cognitiva: entenda melhor essas práticas
03 de Maio de 2019
Para compreender melhor as terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) é importante entender que suas abordagens podem ser divididas em três "ondas". A primeira onda parte do modelo comportamental, que se baseia nos estudos de Watson, Skinner e Bandura, entre outros. A segunda onda aborda as TCCs argumentativas, focadas nos elementos cognitivos, o que inclui os estudos de Beck, Ellis e Mahoney, entre outras.
As abordagens desenvolvidas a partir da década de 1990 definem a terceira onda, que inclui os modelos mais integrativos e conceituais, e traz à luz estudiosos como Linehan, Hayes, Gilbert e Wells, entre tantos outros responsáveis por diferentes abordagens. Seus modelos dão conta de que a atividade cognitiva afeta a emoção e o comportamento e que a cognição pode ser monitorada e alterada. Suas práticas entendem que, a partir das estruturas cognitivas, é possível modificar as emoções e o comportamento subjacente.
A psicoeducação e a reestruturação cognitiva são duas das principais estratégias psicoterápicas usadas na terapia cognitiva. Você sabe como elas funcionam?
Apesar de serem duas estratégias, elas operam em conjunto. Enquanto a psicoeducação fornece ao paciente informações terapêuticas e personalizadas sobre seu modelo cognitivo e o transtorno em questão (quando indicado), a reestruturação cognitiva, que pode ser direta ou indireta, está diretamente ligada às pressuposições básicas da terapia cognitiva e parte do pressuposto de que, modificando as representações mentais (as cognições) podemos mudar o afeto e o comportamento subjacentes.
Ou seja, a estruturação diz "fique focado nos problemas principais, e as respostas virão", podendo gerar esperança, organizar a direção da terapia, gerar um foco para que os objetivos sejam alcançados, e promover o aprendizado da TCC em si. Ao mesmo tempo, a psicoeducação reforça que "esses métodos podem funcionar para você"; direcionada ao ensino dos conceitos centrais da TCC, ela favorece a estruturação da terapia porque usa métodos educacionais em cada sessão.
Quer entender melhor essa relação e conhecer a fundo as diferentes abordagens desenvolvidas pela terceira onda da TCC? A Sinopsys disponibilizou, de graça, o primeiro capítulo do livro "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva". Acesse aqui!
Clique aqui e saiba mais sobre o livro.