Psicóloga mostra por que falar com as crianças realmente importa. - Sinopsys Editora
0

Psicóloga mostra por que falar com as crianças realmente importa.

04 de Abril de 2014

Cinquenta anos de pesquisa revelaram a triste verdade de que as crianças de baixa renda, com os pais com menor escolaridade, geralmente entram na escola com habilidades de linguagem mais pobres do que suas contrapartes mais privilegiadas. Por algumas medidas, as crianças de 5 anos de idade de menor status socioeconômico (SES) marcaram dois anos de atraso em testes de desenvolvimento de linguagem padronizada no momento em que entram na escola.

Nos últimos anos, Anne Fernald, professora de psicologia na Universidade de Stanford, realizou experiências que revelam que as diferenças de linguagem entre crianças ricas e pobres surgem durante a infância. O seu trabalho tem mostrado que diferenças significativas em vocabulário e em tempo real da eficiência de processamento de linguagem já eram evidentes com a idade de 18 meses em bebês aprendendo inglês entre famílias de maior e de menor status socioeconômico. Aos 24 meses, houve um hiato de seis meses entre os grupos quanto a habilidades de processamento críticas para o desenvolvimento da linguagem.

O trabalho de Fernald também identificou uma causa provável para esta lacuna. Usando uma tecnologia especial para fazer gravações de todo o dia de crianças hispânicas de baixo status socioeconômico em seus ambientes domésticos, Fernald e seus colegas encontraram variabilidade marcante quando os pais falavam a seus filhos. Os bebês que ouviram mais fala dirigida para crianças desenvolveram uma maior eficiência no processamento da linguagem e aprenderam novas palavras mais rapidamente. Os resultados indicam que a exposição à fala dirigida ao filho - em oposição ao discurso entreouvido - aguça as habilidades de processamento de linguagem dos bebês, com benefícios em cascata para a aprendizagem de vocabulário.

Fernald e seus colegas estão agora executando um estudo de intervenção na educação parental, entre mães de baixa renda de língua espanhola em East San Jose, Califórnia, financiado pela Fundação WK Kellogg. Este novo programa, chamado ¡Hablaconmigo! (Fale comigo!), ensina mães latinas a apoiar o desenvolvimento inicial do cérebro de seus bebês e as ajuda a aprender novas estratégias para se envolver verbalmente com seus filhos. Embora só haja dados de 32 famílias até agora, os resultados preliminares são promissores. Mães na ¡Hablaconmigo! estão se comunicando mais e usando a linguagem de maior qualidade com os seus filhos de 18 meses, em comparação com as mães em um grupo de controle.

"O que é mais emocionante", disse Fernald, "é que aos 24 meses os filhos de mães mais engajadas estão desenvolvendo vocabulários maiores e linguagem de processamento de fala de forma mais eficiente. Nosso objetivo é ajudar os pais a entender que, começando na infância, eles podem desempenhar um papel na mudança de trajetórias de vida de seus filhos".

FONTE: Stanford University. (2014, February 13). Psychologist shows why talking to kids really matters. Science Daily. Retrieved February 14, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140213142235.htm

Outras do Blog

Tags

Psicóloga, Conversar, Importância para rianças

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?