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Psicoterapia com crianças e adolescentes: primeira sessão de TCC

Psicoterapia com crianças e adolescentes: primeira sessão de TCC

03 de Novembro de 2022

Na psicoterapia com crianças e adolescentes, o formato da primeira sessão de terapia cognitivo-comportamental (TCC) constitui-se em um excelente ponto de partida para o tratamento ao oferecer uma compreensão bem definida do processo, determinar os alvos cooperativamente e propor um cronograma para atingir as metas.

A TCC é uma orientação amigável e especialmente propícia ao trabalho com o público infantojuvenil. Isso porque a garotada reage positivamente ao ser incluída em seu próprio tratamento e sente-se fortalecida pela natureza colaborativa.

A ênfase na curiosidade e a natureza detetivesca de reunir informações reduzem a culpa e a vergonha e proporcionam aos pacientes dessas faixas etárias maior liberdade para compartilhar suas emoções, sentimentos e seus pensamentos.


TAREFAS ESSENCIAIS


Sherlock Holmes, o famoso detetive ficcional retratado nos romances clássicos do escritor britânico Arthur Conan Doyle, encontra padrões em grandes quantidades de fatos e tira conclusões racionais robustas a partir dessas evidências.

Essa é a mesma tarefa que cabe aos clínicos durante a primeira sessão de terapia cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes e suas famílias. Holmes, sempre empirista, busca dados, o que o torna um modelo ainda mais apropriado para terapeutas dessa abordagem.

As tarefas essenciais do terapeuta cognitivo-comportamental na primeira sessão incluem reunir dados do paciente, formar hipóteses provisórias e iniciar um plano de tratamento dirigido a metas fundamentais.

A coleta de dados e a formulação de hipóteses envolvem muito mais do que interações mecânicas entre perguntas e respostas. Um terapeuta que esteja praticando TCC com uma criança ou um adolescente e sua família deve reunir todas as informações relevantes a respeito dos desafios atuais do paciente em diversas áreas pertinentes.

É incentivado o uso de múltiplas fontes para acumular informações, incluindo entrevista clínica, exame do estado mental, questionários da história da infância e medidas de triagem objetivas.


LIVRO


Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos
A partir de exemplos clínicos e comentários explicativos, o livro “Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos” aborda os momentos fundamentais da terapia com o público infantojuvenil: admissão, entrevistas iniciais, intervenção terapêutica e encerramento.

Organizada por Eduardo Bunge, Mariano Scandar, Francisco Musich e Gabriela Carrea e publicada pela Sinopsys Editora, a obra também apresenta os procedimentos para os transtornos habituais nessas faixas etárias: de ansiedade, do humor e problemas de conduta.

Em suas páginas, nota-se que diversos problemas e desafios são inevitáveis na complexa clínica infantojuvenil e que a criatividade e a flexibilidade do profissional são chaves para a resolução de problemas.

Nesse sentido, ao ilustrar com clareza e precisão a interação entre técnica e processo, o livro alcança o objetivo de compartilhar com o leitor o ingrediente humano imprescindível para se colocar em prática as terapias baseadas em evidências.

Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos
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Tags

Psicoterapia com crianças e adolescentes, TCC, terapia cognitivo-comportamental, público infantojuvenil, primeira sessão de TCC, tarefas essenciais

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