Quais os benefícios da conexão com a natureza na infância? - Sinopsys Editora

0
Quais os benefícios da conexão com a natureza na infância?

Quais os benefícios da conexão com a natureza na infância?

21 de Junho de 2021

A conexão com a natureza na infância é essencial para o desenvolvimento saudável tanto físico quanto mental das crianças. Estudos indicam que, quando esse contato é insuficiente, os impactos vão da obesidade infantil à depressão. Medidas simples evitam e podem reverter o que já é conhecido como Transtorno do Déficit de Natureza.

Doses generosas de natureza são fundamentais inclusive para compensar o estilo de vida na atualidade, que soma imersão tecnológica a menos espaço e tempo para brincadeiras ao ar livre. Por isso, movimentos globais vêm ganhando força no sentido de chamar a atenção para a necessidade de reconectar as crianças com o meio ambiente.

Entre os benefícios da conexão com a natureza na infância, estão a prevenção e o controle de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e asma, o favorecimento do desenvolvimento neuropsicomotor, a melhora na aprendizagem e no desempenho escolar. E mais: a redução de sintomas relacionados ao déficit de atenção, da hiperatividade e de problemas de comportamento.

Além disso, estimula o convívio social das crianças, proporciona bem-estar mental, previne e combate o estresse, a ansiedade e a depressão. No âmbito emocional, a conexão com a natureza promove o bem-estar infantil por meio do equilíbrio.

Estar em conexão com a natureza na infância ainda proporciona aos pequenos autonomia e descobertas, novos desafios e a oportunidade de resolução de problemas.

LIMITAÇÃO

Por outro lado, crianças não expostas a ambientes naturais são prejudicadas de diversas formas, a começar pela limitação de seus sentidos fisiológicos e psicológicos. Isso porque, quando passam a maior parte do dia entre paredes, reduzem pela metade suas chances de descobertas sobre seu mundo interior e o mundo ao seu redor.

Além disso, os pequenos que passam menos horas ao ar livre e, consequentemente, mais tempo confinados em casa, em frente à televisão ou jogando videogame, têm grandes chances de desenvolverem doenças como diabetes e obesidade infantil. Afinal, são menos ativos do que aqueles que correm no parque e sobem em árvores.

Por todos esses motivos, especialistas recomendam o contato constante das crianças com a natureza desde a primeira infância. Pelo menos uma hora diária de brincadeiras e convivência junto ao meio ambiente, priorizando atividades em locais com árvores, flores, terra e água.

Porém é importante que haja um equilíbrio entre as tarefas escolares e o tempo livre. Também é necessário que os pais ou outros responsáveis avaliem os eventuais riscos em cada ambiente e garantam a supervisão e o acompanhamento necessários de acordo com a idade dos filhos.

INDÍCIOS


Alguns indícios apontam que a criança está precisando de mais contato com o meio ambiente. Um deles é que ela se recusa a sair de casa em diversas ocasiões, mesmo quando mora perto de locais com áreas verdes. Prefere ficar mais do lado de dentro do que do lado de fora.

Outro indício de falta de conexão com a natureza na infância é quando o pequeno apresenta sintomas relacionados à hiperatividade ou ao déficit de atenção, ou seja, tem muita energia e, ao mesmo tempo, demonstra certa dificuldade de criar brincadeiras por conta própria.

O excesso de peso ou o diagnóstico de obesidade infantil e diabetes são outros fortes indícios de que a criança precisa ter mais contato com o meio ambiente.


DICAS


Para que as crianças voltem a ter conexão com a natureza, é importante que os adultos sejam exemplos, se desconectando do mundo virtual e usufruindo mais dos momentos ao ar livre em meio ao verde.

Cultivo de hortas e plantas em casa e na escola, atividades físicas e brincadeiras ao sol, passeios de bicicleta ou a pé, acampamentos e piqueniques. Essas são maneiras criativas de despertar a curiosidade dos pequenos pelo mundo que existe fora das paredes de casa ou da escola.

Indicar a leitura de livros que despertem o interesse pelo meio ambiente também é muito importante. A tecnologia, por sua vez, deve ser utilizada como aliada, com a indicação, por exemplo, de desenhos e aplicativos que ensinem às crianças o quanto é importante estar em conexão com a natureza e respeitá-la.
Outras do Blog

Tags

Transtorno do Déficit de Natureza, Conexão com a Natureza na Infância, Conexão com a Natureza

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69