Quais são os medos mais comuns na infância? - Sinopsys Editora
0
Quais são os medos mais comuns na infância?

Quais são os medos mais comuns na infância?

24 de Abril de 2024

Os medos na infância são variados e, por vezes, não estão diretamente vinculados à realidade, ganhando sentido a partir das interpretações das crianças.


Com uma função protetiva, o medo é uma emoção primária, ou seja, já nasce com o ser humano e se manifesta de diferentes maneiras, transformando-se à medida que a criança cresce e se desenvolve.


Um dos mais comuns entre bebês, que costuma aparecer a partir do quinto mês de vida, é o medo de estranhos. Já reconhecendo a voz de seus pais e das pessoas próximas, os pequenos tendem a se assustar na presença de desconhecidos e essa ansiedade é demonstrada principalmente por meio do choro e da inquietação.


Junto com ele, um dos medos da infância mais presentes nessa fase é o de separação dos pais ou outros responsáveis.



Barulhos e objetos


Quando ganha a capacidade de relacionar causa e efeito, a partir dos 2 anos de idade, a criança passa a estranhar barulhos altos e também objetos que se movam de forma repentina, rejeitando o que não faz parte do seu cenário habitual.


Nos anos seguintes, a imaginação acaba sendo uma grande influenciadora dos medos na infância.


Com suas capacidades cognitivas mais desenvolvidas, crianças de 3 e 4 anos têm como medos na infância mais presentes o do escuro, de dormirem sozinhas, de monstros, de fantasmas, de pessoas fantasiadas. É muito comum que percebam essas situações como perigosas a partir de histórias que tenham ouvido.


Concretos


A partir dos 5 anos, os medos na infância passam a ficar mais concretos. Isso acontece porque as crianças passam a prestar mais atenção no ambiente ao seu redor. Nessa fase, os medos que aparecem com mais frequência são de se perder, de ladrões, dos pais se separarem, de se machucarem, de animais, entre outros.


À medida que vão conseguindo separar a fantasia da realidade, os pequenos ficam mais independentes e seus medos sofrem uma nova metamorfose, se revelando em novos e intensificados formatos.


Entre os 6 e 7 anos, passam a experienciar o medo do fracasso escolar, de errar. O medo do sobrenatural também pode se apresentar em algumas crianças.


Já a partir dos 8 anos, o entendimento de que a morte é uma perda irreversível e inevitável é um dos grandes medos na infância. Além de temerem a própria morte, a preocupação da possível perda dos pais e/ou outros entes queridos pode assolar as crianças.


Alerta


Por serem emoções naturais de proteção, os medos na infância, na sua grande maioria, não trazem malefícios permanentes. Algo pontual, tendem a ser controlados com acolhimento ou com o afastamento da fonte que causa temor.


No entanto, pais ou outros cuidadores devem ficar alertas para casos em que as reações da criança se intensificam e se prolongam, ocorrendo com frequência.


Nessas situações, o medo já se transformou em pânico e, além de acarretar choro intenso e ansiedade excessiva, pode gerar fobias e até paralisar as crianças quando colocadas face a face com a fonte de seu temor.


Pode influenciar, ainda, na sua vida adulta. Para o combate desses males, o acompanhamento psicológico é uma das ferramentas indispensáveis, assim como o apoio familiar.


Ferramenta


O livro infantil ‘Antônio e o medo do escuro’, de autoria da psicóloga Fernanda Barroso de Carvalho e publicado pela Sinopsys Editora, conta a história de Antônio, um menino que consegue vencer o medo do escuro com a ajuda de seus avós.


Baseado na terapia cognitivo-comportamental (TCC), traz uma proposta de intervenção lúdica interativa que pode ser utilizada por responsáveis e terapeutas para ajudarem crianças a partir dos 6 anos a lidarem de forma adaptativa e saudável com a questão.


Antonio e o Medo do Escuro



Outras do Blog

Tags

Medos, medos na infância, infância, medo do escuro, emoções, desenvolvimento infantil, família, terapia cognitivo-comportamental, TCC

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?